O carnaval da morte


Em 1979, o famoso pregador batista Billy Graham pregou para milhares de pessoas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, um sermão cujo título é o mesmo deste artigo. Naquela noite, o texto bíblico utilizado pelo renomado conferencista foi o capítulo 5 do livro do profeta Daniel, no Antigo Testamento.

Nesse capítulo, está registrada a última noite do império babilônico (605 até 539 a.C), quando o rei Belsazar resolveu completar sua péssima administração dando uma festa para sua nação; um verdadeiro carnaval (Daniel 5:1). Naquela mesma noite, os exércitos de Ciro, o conquistar medo persa, aproveitaram o descuido da guarda babilônica e conquistaram facilmente a poderosa Babilônia, construída pelo avô de Belsazar, Nabucodonosor.

Por muitos anos essa história foi fortemente questionada por historiadores e críticos da Bíblia. A informação parecia imprecisa, já que em todos os registros históricos o nome do último rei babilônico era Nabonido e não Belsazar. Somado a isso, era absurda demais a ideia de uma conquista tão fácil de uma cidade como Babilônia.

Essa opinião começou a ser radicalmente mudada após a descoberta de um documento chamado "Cilindro de Ciro". O artefato foi encontrado em 1879 por Hormuzd Rassam, e traduzido pouco tempo depois por Henry Rawlinson, um dos pioneiros na tradução da escrita cuneiforme. Note as palavras do documento: "No mês de Tammus (junho-julho), quando Ciro combateu em Opis, conquistou os soldados de Akkade. Quando eles se reuniram, foram mortos. No 16º dia, Gobryas [Dario] que era governador das terras de Gúttium (Kurdistão), com os soldados de Ciro entrou em Babilônia sem batalha".

E quanto a Belsazar? Ele realmente existiu? Em 1854, diversos tabletes cuneiformes foram encontrados no sul do Iraque, local da antiga Babilônia. O mesmo Rawlinson foi o responsável pela tradução dos textos. Para surpresa dos céticos, diversos tabletes mencionavam o nome Bel-shar-usur, isto é, Belsazar! De acordo com esses textos, Belsazar estava tomando conta do reino enquanto seu pai, Nabonido, estava em uma campanha em Tema, na Arábia. O filho do rei aproveitou a ausência do pai para fazer um "carnaval da morte"!

O que muda em sua vida saber que Ciro conquistou Babilônia sem batalha e que Belsazar existiu? Muita coisa. Essas e outras tantas informações arqueológicas garantem que no momento em que você se aproxima das Escrituras Sagradas, você está diante de uma história verdadeira. 

(Luiz Gustavo Assis - A Outra Leitura)