Lições de Isaías 29:13


Muitas lições podem ser aprendidas desse verso (Isaías 29:13) e gostaria de expor algumas:

1. Nem todo o que professa ser o povo de Deus está ligado ou tem alguma relação com o Senhor. Teorias e doutrinas não fazem de alguém um cidadão do céu, mas esse é percebido por meio do que está em seu coração, notado por suas atitudes.

2. Nem todo o que professa o nome do Senhor merece ser ouvido e/ou, muito menos, seguido. 

3. Sermões podem ser magníficos e ainda assim afastar as pessoas de Deus. Não confie na emoção que eles geram pois "enganoso é o coração do homem" (Jeremias 17:9). Antes, atente para a mudança que eles motivam a fazer e se ela está fundamentada totalmente na Palavra do Senhor.

4. "Pregue o evangelho e se necessário use palavras". Não há problema se nos meios de comunicação (como as redes sociais) apenas palavras possam ser vistas ou ouvidas. Aliás, em muitos desses meios, apenas palavras podem ser vistas/ouvidas. Então, não há problema de usar esses meios para levar o leitor/espectador a refletir na Palavra de Deus. Problema haverá se sua "pregação" resumir-se a isso e se elas não forem um reflexo de suas atitudes rotineiras, e ainda, se elas não passarem de tradições criadas e repetidas por homens, através dos tempos.

5. Por outro lado, se só podem ser vistas as palavras, aprenda a deixar seu preconceito de lado, e a reter o que é bom a fim de que seja guardado em seu coração e refletido em suas ações. E bom só será o que estiver baseado na Palavra do Senhor.

6. Esse verso também nos faz refletir no risco que existe de fazer tudo o que a religião "manda", mas estar completamente afastado de Deus, por fazer nada mais do que seguir mandamentos de homens! 

Você teria coragem de questionar suas crenças, comparando-as com a vontade do Senhor expressa em Sua Palavra, a Bíblia? 

Estude a Bíblia, compare-a com a sua cosmovisão, e suas crenças, esteja disposto a mudar conforme a Palavra de Deus e não corra o risco de se achar incluso entre o povo a quem esse versículo refere-se.

(Henderson Rogers)