Filhos do mesmo Pai



Deus fez todas as nações de um sangue, e isso nos fala grande verdade do parentesco do ser humano. Pela criação e pela redenção, todo ser humano está relacionado a seu semelhante. Essa foi a verdade que Cristo constantemente buscou manter diante dos discípulos e de todas as pessoas (Review and Herald, 12 de novembro 1895).

O objetivo de Deus em nos atrair é amoldar-nos à imagem de Cristo Jesus. Todo aquele que crê em Cristo compreende a relação pessoal entre ele e seus irmãos. [...] A verdade, como é em Jesus , exerce transformadora influência na mente de quem a recebe. Que ninguém se esqueça de que Deus é sempre a maioria, e que com Ele o sucesso está destinado a coroar todo esforço missionário. Aqueles que têm viva ligação com Deus sabem que a divindade atua através da humanidade. Toda pessoa que coopera com Deus pratica a justiça, ama a misericórdia, e anda humildemente com Deus. O Senhor é um Deus de misericórdia e cuida até mesmo dos mudos animais que criou. [...] O Senhor olha com muita compaixão para Suas criaturas, não importa à qual raça pertençam. “De um só fez Ele todos os povos, para que povoassem toda a Terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Deus fez isso para que os homens O buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-Lo, embora não esteja longe de cada um de nós. ‘Pois nEle vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dEle’.” Falando aos discípulos, o Salvador disse: “Todos vocês são irmãos.” Deus é nosso Pai comum e cada um de nós é guardador do irmão (Review and Herald, 21 de janeiro de 1896).

O propósito do evangelho é cumprido quando esse grande objetivo é alcançado . Seu trabalho através dos tempos é unir o coração dos seguidores de Deus em um espírito de fraternidade universal, através da crença na verdade, e assim estabelecer um sistema celestial de ordem e harmonia na família de Deus na Terra, a fim de que ela possa ser achada digna de se tornar membro da real família do Céu. Em Sua sabedoria, Deus prova homens e mulheres aqui, para ver se eles obedecerão à Sua voz, respeitarão Sua lei, ou se rebelarão como fez Satanás...

Ao dar a lei à humanidade caída, o objetivo de Deus foi que o ser humano pudesse, através de Jesus, erguer-se de seu estado inferior para ser um com Deus, para que as maiores  transformações morais pudessem ser manifestadas em seu caráter e natureza. Essa transformação moral deve ter lugar, ou o homem não seria um súdito confiável do Reino de Deus; pois ali ela suscitaria uma revolta (Review and Herald, 21 de julho de 1891).

[HR] Diversas lições podem ser percebidas por meio desses textos selecionados da escritora norte-americana Ellen White. Entre elas, que é por meio da criação, da certeza de que nós fomos criados por Deus, da teoria do criacionismo, que sentimos a necessidade de amar aos seres humanos como a nós mesmos e de tratar a todas as criaturas e o mundo criado com cuidado e amor. É certo que o pecado prejudicou ao ponto de fazer muitos seres humanos tratarem aos outros pior do que tratam a animais. Porém, quando reconhecemos nossa origem, de que Deus é o nosso Criador e Pai, resgatamos o senso de igualdade humana.

Em contrapartida, caso leve-se ao pé da letra a teoria da evolução, a ideologia do darwinismo, é possível até correr o risco de achar algo natural as desgraças na humanidade e o tratamento desigual dos seres humanos, a exploração dos pobres pelos ricos, afinal, pode-se até tentar justificar tais atitudes completamente injustificáveis na lei da sobrevivência do maior, mais forte, melhor, na seleção natural, entre outras teorias darwinistas absurdas. A partir daí poderia surgir até uma tentativa de justificar o racismo e diversas outras formas de preconceitos. Portanto, vale a pena procurar conhecer de onde viemos e para onde vamos.