O segredo da morte



Um colega certa vez me questionou a respeito da morte, e uma vez que expus, de uma maneira rápida, por causa do local onde estávamos, ele percebeu que o conhecimento que ele havia adquirido na igreja que ele frequenta, eram bem diferentes das informações que passei para ele. O pior é que as informações que passei eram todas baseadas na Bíblia! Isso mostra quantas igrejas existem que não ensinam o que a Bíblia ensina. Eis aí uma grande razão que existe para tanto preconceito com relação aos cristãos em geral. Enfim, segue abaixo uma explicação um pouco mais detalhada, de qual é o segredo da morte, conforme a Bíblia.

Existem muitas teorias que tentam explicar o que acontece quando uma pessoa morre. Umas totalmente enganosas, outras que misturam a verdade com um pouco de mentira (aliás, meia verdade não passa de uma mentira completa!), enfim, criadas ou por pessoas que leram a Bíblia de forma superficial, ou por líderes religiosos, que procuravam arrebanhar mais discípulos, tornando assim a doutrina criada por eles bem conveniente para um viver mais ou menos tranquilo, e criadas para arrebanhar muitos outros que temem passar a vida sofrendo eternamente em um lago de fogo (o tão conhecido inferno). Mas qual será a verdade? Para onde iremos quando morrermos? Para o céu ou para o inferno? Ou será que nada acontecerá? Existe vida após a morte? Estas e outras perguntas podem muito bem respondidas se nos dedicarmos inteiramente a conhecer a Bíblia, que é a Palavra de Deus, dada por Ele para todos os seres humanos compreenderem-no.
Primeiro, não conseguiremos entender o que acontece no fim da vida, se não entendermos o que aconteceu no início dela. Então vamos lá...

Preste bem atenção no processo de formação e criação do ser humano. Em Genesis 2:7 (NVI) está relatado: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem se tornou um ser vivente”.
Sabendo que a Bíblia quando foi escrita não foi escrita em português, mas sim em hebraico, grego e aramaico e só então traduzida para o que temos em mãos, vale mencionar que o termo “fôlego de vida” vem do original hebraico “nepesh”, que no grego é “pneuma” e significa “sopro” ou “respiração”. Estas palavras também são muitas vezes traduzidas como “espírito” no restante da Bíblia. Perceba que nenhuma dessas palavras se refere a um ser independente, algo fora do corpo, ou que tem vida em si mesmo, como muitas vezes é ensinado por aí.
Sendo assim a formação do homem ocorreu da seguinte forma:

PÓ DA TERRA (boneco de barro) + FÔLEGO DE VIDA (respiração ou espírito) = ALMA VIVENTE (vida)

Traduzindo, podemos perceber que o pó da terra é o corpo, o fôlego de vida é a respiração e a alma vivente é uma pessoa, ou seja, a fórmula anterior também pode ser entendida da seguinte forma:

CORPO + RESPIRAÇÃO = SER HUMANO

Só para recapitular, perceba que neste verso a Bíblia diz que o homem passou a SER uma alma e não passou a TER uma alma, um ser independente do corpo humano, e que essa alma nada mais é do que o próprio ser vivo. 
Sabendo disso, como entender o processo da morte? Eclesiastes 12:7 diz: “o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Deu pra perceber o que é espírito, então? Simples, é só relembrar o processo da criação. O que foi que Deus deu ao pó, o boneco de barro, para que ele tivesse vida e se tornasse uma alma vivente, ou seja, um ser humano vivo? Lembra? Deus soprou o fôlego de vida, soprou a respiração! Neste verso, a respiração, o fôlego de vida é chamado de espírito! Sendo assim, o que volta para Deus não é um ser, uma entidade independente do corpo, mas simplesmente o artifício que Deus utilizou para dar vida ao ser humano, o fôlego de vida, a respiração, que é chamada também de espírito.
Aliás, se nos utilizarmos daquela fórmula descrita anteriormente, poderemos fazer o inverso e descobrir o que é a morte. Se PÓ DA TERRA + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE, então a MORTE = PÓ DA TERRA (corpo) – FÔLEGO DE VIDA (espírito ou respiração). 

Simples assim. Nesse processo, o corpo não existe sem o fôlego de vida (espírito) e o espírito não existe sem o corpo. Desse jeito, já podemos perceber o engano que é o ensino que diz que o espírito sai vagando por aí, ou vai “viver” no céu, ou no inferno, não é? Porque o espírito, é a respiração, o fôlego de vida dado por Deus. Ele não existe sem o corpo e vice-versa.
Em João 11:11-14 a morte é comparada ao sono, como em outras 50 vezes na Bíblia inteira. Quando dormimos nós não temos noção do tempo, do que ocorre ao nosso redor, não podemos ver nem pensar, nem raciocinar. Se a morte é comparada ao sono, então na morte também não podemos fazer nada disso. Em Salmos 115:17 ainda é afirmado que os mortos não louvam a Deus e Salmo 146:4 diz que o espírito sai e o corpo volta ao pó e nesse mesmo dia, todos os seus desígnios (planos, pensamentos) perecem.
Então, como acreditar que quando uma pessoa morre ela vai para o céu, ficar com Deus, ou para inferno ou para algum outro lugar fazer alguma coisa? Segundo esses versos, é impossível. Isso é confirmado em Eclesiastes 9:5: “Os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma... porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”

Resumindo, o que acontece com a alma quando morre? Segundo Ezequiel 18:4 e Genesis 2:16 e 17, claramente podemos ver que a alma morre, deixa de existir, justamente porque o espírito, que é o fôlego de vida, volta para Deus (Eclesiastes 12:7) e sua memória é entregue ao esquecimento (Eclesiastes 9:5).

Dois grandes exemplos de pessoas que morreram podem nos confirmar a certeza de que ao morrer a pessoa não vai para o céu (mesmo sendo justa, ou salva), nem para o inferno (mesmo sendo má). Atos 2:34 é revelado que, apesar de o rei Davi ter se tornado um homem justo, depois de abandonar sua vida de pecado e se tornar um homem segundo o coração de Deus, ele não foi para o céu. Ele simplesmente descansa na morte, aguardando o Senhor retornar para o ressuscitar. Em João 20:17, mesmo depois de sua morte, Jesus afirmou que ainda não tinha subido ao pai, não tinha ido para o céu. Se os ensinos que dizem que ao morrermos ou iremos para o céu ou para o inferno estivessem corretos, nesse caso, já que Jesus não foi para o céu, para onde ele foi? Para o inferno? Impossível. Na verdade, este ensino é um grande engano que não é baseado na Bíblia.
A grande questão é: quem é o autor desse grande engano de que ainda que o homem venha morrer, sua alma continua viva? A resposta também está no princípio da história do homem. Enquanto Deus afirmou que se Adão ou Eva pecassem, comessem do fruto, em desobediência a Deus, eles morreriam (Genesis 2:16,17), houve alguém que disse: “Certamente vocês não morrerão” (Genesis 3:4). Isso mesmo, o autor do grande engano de que após a morte nossa alma continua viva é o próprio satanás, que se utilizou da serpente para afirmar isso lá no éden, e que hoje se utiliza de mentes despreparadas, até líderes religiosos para propagar sua grande mentira. Em quem devemos acreditar, agora que sabemos de tudo isso? Aos ensinos de quem devemos obedecer? A Palavra de Deus também responde: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29). Que sempre venhamos escolher obedecer a Deus e aos Seus ensinos Eis a importância de conhecermos a Bíblia para não sermos enganados por nada ou por ninguém!

Concluindo, é importante mencionar que a morte não é o fim de tudo. Na Bíblia, podemos perceber que há uma grande esperança de ressurreição (Isaías 26:19, I Tessalonicenses 4:16, João 6:40). Na verdade, os mortos em Cristo permanecerão dormindo na sepultura apenas até quando Jesus Cristo voltar, segundo João 5:28 e I Tessalonicenses 4:16. Ou seja, precisamos estar preparados, não envolvidos nos enganos ensinados por homens, mas sim na verdade da Palavra do Senhor, e ainda que morramos, viveremos com Ele no Céu, pois Ele nos ressuscitará, nos dando nova vida, a vida eterna!

(Henderson Rogers)