Como alimentar a natureza de Cristo?



Seguem algumas sugestões práticas apresentadas por Tércio Sarli para um período diário de meditação, oração e estudo da Bíblia, a Palavra de Deus. Foram apresentadas no livro Conhecer Jesus é Tudo, de Alejandro Bullón e vale a pena experimentá-las.

1. Escolha uma hora - Assim como você tem uma determinada hora, cada dia, para suas refeições, escolha uma hora para estar a sós com Deus, para meditar, orar e ler as Escrituras. Você sabe que em cada dia de 24 horas você tem à sua disposição 96 períodos de 15 minutos? Por que então não reservar dois ou três desses períodos para a comunhão com Deus diariamente

2. Escolha um lugar - O lugar para sua hora de comunhão deve ser silencioso, e onde outras pessoas não tirem sua concentração e atenção. Pode ser em uma sala, no quarto, no escritório, ou em meio à Natureza, debaixo de uma árvore, à margem de um rio, como frequentemente fazia Jesus. O importante é que o lugar seja o mesmo, de preferência, cada dia, e que você se sinta confortável.

3. Procure aquietar-se - Esqueça, nessa hora, suas preocupações, e gaste os primeiros minutos em pleno silêncio, preparando assim o coração para a comunhão com Deus. Se ao correr da hora de comunhão, vier à mente algo importante de seu trabalho, anote-o numa folha de papel, e isso deixará de molestá-lo.

4. Tenha em vista o objetivo dessa hora - Você está ali para meditar, para falar com Deus, para ouvir Sua voz, para orar. Não permita que qualquer outra coisa o desvie desse plano. Não use esse tempo para preparar a lição da Escola Sabatina, ou para decorar alguma parte para o programa J.A., ou coisa semelhante Essa é a hora dedicada à comunhão com Deus, sem nenhum outro compromisso.

5. Comece com uma invocação - Fale com Deus com toda naturalidade. Convide-O a estar com você naquela hora, e peca-Lhe que o abençoe nos momentos de meditação, leitura da Bíblia e oração.

6. Use a Bíblia - Escolha uma porção da Palavra de Deus e leia-a calmamente, meditando em cada frase em cada ponto ali exposto, e procure ouvir a voz de Deus através dessa leitura O Espírito Santo poderá revelar-lhe maravilhosas verdades para sua vida cristã. Se preferir, pode começar pelos Evangelhos, lendo um tópico cada dia. Você ficará surpreso com quantas novas gemas preciosas descobrirá ali. Tenha com você um caderno para anotar suas novas descobertas do Livro Sagrado.

7. Outros livros devocionais - Além da Bíblia, você poderá ler outros bons livros para meditação, tais como: Caminho Para Cristo, O Desejado de Todas as Nações, Parábolas de Jesus, O Maior Discurso de Cristo, e tantos outros. O importante não é ler muito, mas ler e meditar numa porção suficiente para sua alimentação espiritual. Meditar é digerir, calmamente o que se lê.

8. Momentos de Oração - Agora você está preparado para falar mais demoradamente com Deus. Como a um amigo. Conte-Lhe tudo o que desejar. Apresente-Lhe suas preocupações. Diz Ellen G. White: "Exponde continuamente ao Senhor vossas necessidades, alegrias, pesares, cuidados e temores. Não O podeis sobrecarregar; não O podeis fatigar. ... Seu coração amorável se comove ante as nossas tristezas, ante a nossa expressão delas. Levai-Lhe tudo quanto vos causa perplexidade. Coisa alguma é demasiado grande para Ele pois sustém os mundos e rege o Universo. Nada do que de algum modo se relaciona com a nossa paz é tão insignificante que o não observe!' — Caminho Para Cristo, pág. 100. Ore o tempo que desejar e que Deus o inspirar a fazê-lo.

9. Quanto tempo gastar na comunhão? Não se pode prescrever um tempo igual para todos. Alguns iniciam com 15 minutos diários, e depois vão aumentando à medida que cresce sua capacidade de meditação e comunhão. A alegria dessa hora é progressiva. Diz Ellen G. White que faríamos bem em passar uma hora, cada dia, meditando sobre a vida de Jesus e Seus ensinamentos. — O Desejado de Todas as Nações, pág. 72.

Agora é só começar e perseverar. Não desanime se um dia ou outro surgir qualquer empecilho. Recomece e procure tornar cada vez mais regular sua hora de comunhão. Como resultado, você usufruirá mais e mais da alegria da salvação, e terá prazer em testemunhar aos outros de sua fé e de sua felicidade porque "o coração que mais plenamente descansa em Cristo será o mais zeloso e ativo no labor por Ele". — Caminho Para Cristo, pág. 71.

(Conhecer Jesus é Tudo, p. 95-99)