Depósito Bancário em troca de Milagre


"O ‘Milagre Card’ é uma idéia inovadora criada por um pastor da igreja Assembleia de Deus que propõe o alcance de um milagre em troca de um depósito bancário. 
Segundo o PbAgora, o Milagre Card, um cartão de visitas na qual o pastor disponibiliza duas contas correntes para o depósito, foi criada pelo Pastor Missionário Clóvis Lopes do Ministério Assembleia de Deus Pentecostal Pai Nosso. 
No cartão, Lopes promete a “cura e libertação” e oferece mensagens de motivação como: “Agindo Deus, quem impedirá”. Através do cartão o fiel pode fazer um depósito nas contas bancárias indicadas do Banco Real e outra do Banco do Brasil, pertencentes a ele e à Missionária Maria Lenice Moisés de Oliveira, sem valor estipulado. 
O cartão é mais uma das ferramentas para otimizar o recebimento de dízimos, doações e apoio à igreja evangélica. 
Fonte: Christian Post 
Entre as implicações deste tipo de fraude religiosa, não deixamos de reparar na recuperação de uma antiga estratégia estabelecida pelo catolicismo medieval - a salvação paga materialmente, numa clara mercantilização da fé. 
Quer-me parecer que, em ambos os casos, a única motivação é mesmo financeira. Trata-se portanto, do velho método há muito denunciado: 

"Ainda uma outra invencionice era necessária para habilitar Roma a aproveitar-se dos temores e vícios de seus adeptos. Esta foi suprida pela doutrina das indulgências. Completa remissão dos pecados, passados, presentes e futuros, e livramento de todas as dores e penas em que os pecados importam, eram prometidos a todos os que se alistassem nas guerras do pontífice para estender seu domínio temporal, castigar seus inimigos e exterminar os que ousassem negar-lhe a supremacia espiritual. Ensinava-se também ao povo que, pelo pagamento de dinheiro à igreja, poderia livrar-se do pecado e igualmente libertar as almas de seus amigos falecidos que estivessem condenados às chamas atormentadoras. Por esses meios Roma abarrotou os cofres e sustentou a magnificência, o luxo e os vícios dos pretensos representantes dAquele que não tinha onde reclinar a cabeça" (Ellen White, O Grande Conflito, p. 59). 

 É triste verificar como pode um homem aproveitar-se da debilidade do seu semelhante para, através destes esquemas, corromper a própria alma. Estamos bem instruídos para nos afastarmos deste tipo de prática.

"Está-se apoderando do mundo, em muitos sentidos, uma intensidade qual nunca antes se viu. Nos divertimentos, no ganhar dinheiro, nas lutas pelo poderio, na própria luta pela existência, há uma força terrível que absorve o corpo, o espírito e a alma. Em meio desta corrida louca, Deus fala. Ele nos ordena que fiquemos à parte e tenhamos comunhão com Ele. "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (Ellen White, Educação, p. 260). 

Finalmente, este tipo de iniciativa também contribui para descredibilizar e prejudicar injustamente aqueles muitos grupos religiosos que recebem e administram rigorosamente em benefício do seu próximo os donativos que recebem. É mais uma vez o tal problema de tomar o todo pela parte... Até porque, estou certo que a esmagadora maioria dos Pastores da Assembleia de Deus não usa este método, nem se revê nele.