"Não há Deus"?


Outro dia ouvi alguém dizer que graças à Bíblia se tornou ateu, e fiquei pensando: será mesmo que a Bíblia, a “Palavra de Deus”, “escritura inspirada” (I Timóteo 3:16), apresenta indícios da inexistência de Deus? É possível alguém ler a Bíblia e se tornar um ateu?

Depois de muito pensar, e verificar os motivos para alguém afirmar uma coisa dessas, responderia que é possível sim, a depender do ponto de vista. Por exemplo, se com todo meu preconceito, de que Deus não existe, de que a Bíblia é uma fraude, entre outras coisas, eu a ler, certamente só irei conseguir “enxergar” indícios para satisfazer o meu ego e, é claro, minha mente preconceituosa, não que a Bíblia de fato apresente motivos para minha descrença nela ou em Deus, mas é que a minha mente fechada não conseguiria ver quão claras são as evidências de um Deus criador. Neste sentido é muito válido o ditado popular: “o pior cego é aquele que não quer ver”.

E como poder-se-ia haver na Bíblia motivos para não acreditar nela? Imagine um leitor com a mente recheada de preconceito... ele abre a Bíblia no Salmo 10:4 ou 14:1 e encontra a seguinte afirmação: “Não há Deus”. Facilmente ele poderá concluir: “Tá vendo? A própria Bíblia afirma que Deus não existe!”. É verdade que esta é uma afirmação presente na Bíblia mas, será que este leitor teria razão em chegar a esta conclusão? É lógico que não! Se analisarmos o contexto destes versículos, perceberemos que a Bíblia revela que são os ímpios e os néscios que têm esse tipo de pensamento em mente, de que Deus não existe, são eles que afirmam isso, e não a Bíblia! Percebe? Não é porque um texto isolado contém certa afirmação que esta é conclusiva do ponto de vista bíblico.

Aliás, qualquer alfabetizado sabe muito bem que um texto fora de seu contexto não pode ser entendido completamente, ou interpretado da maneira correta. Até mesmo os não alfabetizados compreendem isso, visto que não precisa saber ler ou escrever para ver/ouvir e produzir textos, já que estes podem ser falados ou transmitidos de forma não verbal.

Concluindo, um texto não pode ser entendido da forma como ele foi escrito, se não for analisado seu contexto, itens como: quando foi escrito, por quem foi escrito, em que cultura estava inserido o autor, entre outros fatores, a depender até do texto. Dessa forma, a resposta para a pergunta inicial “é possível ler a Bíblia e se tornar ateu” diria que sim, desde que se ignore a forma correta e inteligente de ler e interpretar um texto, utilizando-se de partes isoladas, fora de seu contexto e, é claro, possuindo uma mente cega pelo preconceito. Só assim seria possível ler a Bíblia e CONTINUAR ateu. De outro modo, se pelo menos se iniciar a leitura da Bíblia com a possível dúvida “será que Deus existe?”, e analisar os textos bíblicos dentro de seus devidos contextos, certamente será impossível concluir a inexistência divina.

(Henderson Rogers)