O verdadeiro IDE


O vídeo abaixo demonstra todo o pensamento que tem vindo à minha mente ao longo desses últimos 2 anos, que tenho feito questão de falar por onde passo, por músicas e sermões e agora, revelar aqui no blog.

O que é cumprir o IDE de Jesus, relatado em Mateus 28:19? Seria criar vários departamentos na igreja para serem utilizados apenas para ela mesma? Seria realizar centenas de eventos ou projetos? Seria realizar grandes sermões ou maravilhosas apresentações musicais ou “shows gospel”?

Se analisarmos só um pouquinho os evangelhos, sem preconceito algum, e até com um pouco do nosso senso crítico apurado, perceberemos que o IDE não significa realizar nada do que foi citado anteriormente, que resume-se em concentrar-se dentro da igreja. Pelo contrário.

O relato da “pesca maravilhosa” encontrado em Lucas 5:1-11 demonstra muito bem isso. Quando a pesca não tinha sido um sucesso, Jesus pediu para que os pescadores voltassem ao mar, só que desta vez, lançassem as redes no fundo (Lucas 5:4). Parecia óbvio, apesar de que a situação naquele momento não apresentava as condições necessárias para uma pesca, mas pelo jeito, eles não tinham feito aquilo.

De forma semelhante, como “pescadores de homens”, de pessoas (Lucas 5:10), o IDE de Cristo não significa levar a mensagem do evangelho para dentro da igreja, mas lançar as redes no fundo, levar a mensagem a lugares que comumente não se tem levado, ou que parecem mais difíceis de serem lançadas as redes. Aliás, a grande maioria das pessoas que estão dentro da igreja, estão porque já foram alcançadas pela mensagem do evangelho, já foram pescadas pela Palavra do Senhor. Dedicar todos os esforços da igreja, ou a maioria deles, para alcançar os que já foram alcançados, pregar àqueles que já conhecem, seria como pescar peixes dentro de um aquário: não faz sentido, é loucura!

Se o IDE parecesse menos com igrejas lotadas para assistir a sermões emocionantes ou “shows” musicais e começasse a ser ocupar menos tempo os templos e mais tempo as ruas, e vizinhanças, para pregar o evangelho através de nossa vida, de nossa experiência, de nosso testemunho pessoal, em ajudar ao próximo em suas necessidades, isso de fato seria o cumprimento do IDE de Cristo, a nossa missão, o nosso chamado.
Seríamos mais livres para experimentar o amor de Cristo, amá-Lo, amar ao próximo, libertar, servir,  enviar... discipular.

Preste atenção no vídeo abaixo, reflita sobre ele e... cumpra!