Jornalista britânico questiona o aquecimento global



[Em seu livro "Os melancias", o jornalista e blogueiro James Delingpole, da editora Topbooks diz que o aquecimento global não é resultado do homem e discute questões climáticas e políticas, em crítica ácida a organizações como Greenpeace e WWF]

Para James Delingpole, blogueiro britânico, o aquecimento global causado pela atividade humana é um mito criado por pessoas que consideram a humanidade um câncer na Terra.
Em seu novo livro, "Os Melancias", o cético autor afirma que "ninguém, em toda a história da ciência, conseguiu provar que há uma conexão entre emissões de carbono causadas pelo homem e mudanças climáticas perigosas".
O consenso dos cientistas é o de que as emissões de gases poluentes, especialmente dióxido de carbono, oriundas de atividades humanas contribuem diretamente para o aquecimento global e para as mudanças climáticas.
Já Delingpole afirma que o aquecimento global independe da atividade humana e que a emissão de gases poluentes não é uma explicação para as causas do fenômeno.
O autor usa linguagem clara e provocativa para questionar os movimentos ambientalistas e os cientistas que atuam na área. Delingpole crê que os ativistas usam a agenda verde com o real objetivo de destruir o regime democrático e capitalista.
Por isso, escolheu "Os Melancias" como título para seu livro: verdes por fora, mas vermelhos -cor associada ao comunismo- por dentro.
O autor se tornou figura popular em 2009, após divulgar em seu blog, hospedado na página do jornal britânico "Telegraph", o escândalo conhecido como "Climagate".
No episódio, e-mails obtidos por hackers de cientistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) davam a entender que havia manipulação de dados para convencer o público de que o aquecimento global é causado pelo homem.
Em entrevista à Folha, Delingpole diz que organizações ambientalistas como Greenpeace e WWF se beneficiam da imagem de que são "doces e cheios de pessoas boas". "Mas ninguém lembra de que são similares a grandes corporações, com orçamentos milionários".

NOVOS PROFETAS

"Os Melancias" tem como ponto de partida a explicação do "Climagate" -sem referências à posterior investigação que inocentou os cientistas-, mas logo ultrapassa a esfera ambiental para ingressar em questões políticas.
Se o homem não interfere nos rumos do aquecimento global e o tema é a maior histeria coletiva que o mundo já viu, como o autor argumenta em seu livro, por que o assunto ganhou tantos seguidores?
"Deus agora é Gaia, e o aquecimento global implica sacrifícios pessoais, como as religiões costumavam impor. Também há os novos profetas loucos, como Al Gore e o príncipe Charles, e os hereges, como eu, que somos desprezados", diz Delingpole.
Segundo Delingpole, os países desenvolvidos notaram que existe uma tentativa de forçá-los a usar energias caras, "o que é um modo de impedir o progresso".
O jornalista, formado em literatura em Oxford, reitera que não nega o aquecimento global, apenas o fato de que o homem é responsável por ele. "Essas teorias não são baseadas em dados, mas apenas em previsões" afirma.

(Folha de São Paulo)

Este blog está participando do prêmio Top Blogs 2012. Se desejar, você pode votar clicando aqui ou no banner acima, ao lado direito.