A natureza da inspiração


Diz o apóstolo Pedro que há nas Escrituras “algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem... para a própria destruição deles” (2 Pedro 3:16). As dificuldades da Escritura têm sido insistentemente apresentadas pelos céticos como argumento contra a Bíblia; mas longe disso, constituem forte evidência de sua inspiração divina. Se não contivesse nenhum relato acerca de Deus além do que pudéssemos compreender facilmente; se Sua grandeza e majestade pudessem ser apreendidas por mentes finitas, então a Bíblia não traria as inequívocas credenciais da autoridade divina. A própria grandeza e mistério dos temas apresentados devem inspirar fé na Bíblia como a Palavra de Deus. 

A Escritura desvenda a verdade com uma simplicidade e uma tão perfeita adaptação às necessidades e anelos do coração humano, que tem surpreendido e encantado as mentes mais altamente cultas, ao mesmo tempo em que habilita os humildes e iletrados a discernir o caminho da salvação. Entretanto, essas verdades expressas com singeleza tratam de assuntos tão elevados, tão vastos, tão infinitamente para além do poder da compreensão humana, que só os podemos aceitar porque Deus os externou. Assim, o plano da redenção nos é exposto de tal modo que toda pessoa possa ver os passos que deve dar, em arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de se salvar pela maneira designada por Deus. Entretanto, envoltos nessas verdades tão facilmente compreendidas acham-se mistérios que são o esconderijo de Sua glória – mistérios que avassalam a mente que os esquadrinha, ao mesmo tempo que inspiram reverência e fé ao pesquisador sincero da verdade. Quanto mais ele estuda a Bíblia, tanto mais profunda é sua convicção de ser ela a Palavra do Deus vivo, e a razão humana se inclina ante a majestade da revelação divina. 

(Ellen G. White - Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 700)

Nosso Blog Na Contramão está concorrendo ao prêmio nacional de blogs TopBlog Brasil 2012 e necessita do seu voto. Para votar clique aqui. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos desde já!