Perder a virgindade mais tarde pode ser positivo para a vida sexual


(...) Segundo estudo realizado pela psicóloga Paige Harden, da Universidade do Texas, e publicado na revista Psychological Science, o momento da primeira vez [(relação sexual)] pode influenciar na qualidade e na estabilidade das relações afetivas no futuro. 

Para descobrir se a idade da primeira vez na adolescência pode prever o futuro romântico dos jovens --ou seja, se ele irá se casar, se viverá com o parceiro, quantos relacionamentos terá e se se sentirá satisfeito na fase adulta--, Paige usou os dados de uma pesquisa que acompanhou 1659 pares de irmãos do mesmo sexo dos 16 aos 29 anos. Cada irmão foi classificado de acordo com a idade em que teve a primeira relação sexual: precoce (mais novo do que 15 anos), em período mediano (entre 15 e 19) ou tardiamente (maiores de 19 anos). 

A primeira relação sexual tardia foi associada à maior escolaridade e renda familiar. Aqueles que tiveram a primeira relação sexual após os 19 também eram menos propensos a se casar e tiveram menos parceiros na vida adulta. Entre os participantes que eram casados ou viviam com seus parceiros, a iniciação sexual após os 19 anos foi associada a baixos níveis de insatisfação conjugal na fase adulta. 

Para Paige, essa relação pode ser explicada, por exemplo, porque as pessoas que têm a primeira relação sexual tardiamente também têm certas características que podem refletir na qualidade do relacionamento. Elas podem ser mais exigentes para escolher um parceiro sexual e afetivo, o que causa certa relutância a entrar em relações a menos que estejam muito satisfeitas. 

Paige explica que é possível que aqueles que primeiro acumularem maturidade cognitiva e emocional e depois entrarem em relações íntimas possam aprender habilidades de relacionamento mais eficazes do que aqueles que têm relações sexuais enquanto ainda são adolescentes.

(Bol Notícias)


[HR] Há séculos (milênios até, contando do tempo em que foi pronunciado), sem qualquer tipo de pesquisa científica, a Bíblia já dava um conselho que demonstrava a importância do que indica essa pesquisa: de que o relacionamento sexual só deveria acontecer a partir de um certo grau de maturidade. Observe e reflita nas implicações desse texto:

"Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gênesis 2:24)

Esse texto também fio mencionado por Jesus. Segundo ele pode-se entender que o homem deveria se unir a mulher, e vice e versa, apenas a partir do momento em que ele estivesse preparado para deixar de ser dependente dos pais (financeira, mental, e emocionalmente). Como isso seria possível se não fosse a partir de um certo grau de maturidade?
O que a Bíblia recomenda é o que a ciência recomenda para um viver saudável do ser humano. Coincidência? Obviamente não. Este é apenas um dos milhares de conselhos encontrados na Bíblia, dados por um Ser que conhece Suas criaturas - o bom Deus. Eis a importância buscar conhecer a Bíblia: enquanto descobrimos dicas para um viver saudável, uma "vida em abundância", conhecemos o caráter dAquele que inspirou seus escritos.

Nosso Blog Na Contramão está concorrendo ao prêmio nacional de blogs TopBlog Brasil 2012 e necessita do seu voto. Para votar clique aqui. Para mais informações, clique aqui. Agradecemos desde já!