Game para Facebook incentiva a leitura da Bíblia


No mundo em que vivemos, onde milhares e milhares de jogos são criados a cada ano, a grande maioria com um conteúdo nada recomendável que pode acabar danificando quase que permanentemente a personalidade e o caráter de um indivíduo. Porém alguns jogos, uma pequena minoria, ainda podem ser úteis e servirem para o desenvolvimento mental, através do conhecimento que eles proporcionam e do raciocínio lógico despertado, entre outras coisas. Entre essa minoria de jogos, gostaria de mencionar, indicar e compartilhar o Game #RPSP, que foi lançado inicialmente no Facebook e em breve estará disponível para os smartphones.



#RPSP vem de "Reavivados Por Sua Palavra", um projeto mundial da leitura da Bíblia por meio de um capítulo por dia, até o ano de 2015. O jogo serve de um incentivo para que a leitura da Bíblia aconteça, pelo menos por meio de um capítulo ao dia, e nele você encontra o capítulo escolhido para aquele dia, que segundo o projeto, é escolhido de forma progressiva e sequencial, e a pergunta baseada no texto, e um desafio diário que vale uma pontuação extra. Para os organizadores é importante que o jogador tenha a noção de que está fazendo parte de algo maior. Na medida em que ele lê, aprende mais sobre a Bíblia, desenvolve o hábito diário de leitura, gasta tempo com coisas espirituais e incentiva outros amigos a fazerem o mesmo.

Para conhecer e começar a jogar, clique em https://apps.facebook.com/gamereavivados

Histórico


Uma pesquisa da Entertainment Software Association revelou que coletivamente os habitantes do planeta gastam 3 bilhões de horas por semana jogando! Nos Estados Unidos:

• 97% dos jovens dedicam-se a jogos de computador ou videogames.
• 40% dos jogadores são mulheres.
• 68% dos jogadores tem até 18 anos.
• 33% jogam nos celulares.

Esses dados sugerem que existe uma enorme quantidade de tempo sendo gasta inutilmente. No entanto, apesar do aspecto negativo de que algumas pessoas se tornam viciadas em jogos, por outro lado eles também estão sendo usados de maneira positiva em diversas áreas como, por exemplo, educação, saúde e negócios.

“Gameficação” é o nome do novo conceito que vem sendo utilizado em várias empresas para fidelizar  clientes e mudar os hábitos dos funcionários. Karl Kapp, professor de tecnologia da Bloomsburg University, na Pensilvânia, afirma que a gameficação significa ir além da diversão “estamos falando de recriar radicalmente os processos de ensino e as técnicas motivacionais, usando os mecanismos dos jogos para estimular o aprendizado, motivar a ação, alterar condutas e ajudar na solução de problemas” .

Foi seguindo esse conceito de usar os elementos positivos dos jogos para estimular o aprendizado que foi desenvolvido o “Game Reavivados Por Sua Palavra”. Essa é uma primeira experiência que tem como objetivo motivar e engajar os jovens e adolescentes a lerem a Bíblia diariamente numa espécie de jogo.


Regras do jogo.

Fique atento:

  • Cada dia o jogo apresenta a leitura de um capítulo da Bíblia. Os capítulos são sequenciais e na ordem em que aparecem na Bíblia, livro após livro. Ex: Gênesis, Êxodo, Levíticos, etc.
  • Não é possível retornar ou avançar as capítulos. Diariamente será exibido o capítulo e as atividades para serem realizadas.


Pontuação:
  • 10 Pontos – Leitura do capítulo do dia. Não esqueça de no final do texto clicar na caixa “Li o capítulo” para receber a pontuação.
  • 10 ou mais pontos – Cada resposta correta do “Desafio do Dia”.
  • 10 Pontos – Cada atividade compartilhada. Ao terminar a atividade sempre aparecerá uma janelinha para você compartilhar em sua timeline. Se você compartilhar, ganha a pontuação.

Badges / Recompensas:
  • Troféu – Você ganha sempre que completar a leitura de todos os capítulos de um livro da Bíblia.
  • Medalha – A cada 500 pontos você ganha uma.

Pins:
  • Em alguns capítulos, você encontrará PINs de Leitura, que poderá colecionar.
  • Quando chegar a data do seu aniversário, você receberá um PIN especial.
  • Durante o dia podem surgir missões que valem pontos ou PINs diferentes para sua coleção.


Prêmios
  • Semanalmente será premiado o jogador que tiver conquistado a maior quantidade de pontos. Havendo empate, ganha aquele que conquistou primeiro.


Participem, leiam a Bíblia, aprendam mais sobre ela e compartilhem!