Generoso Provedor


Cristo e o Pai estão trabalhando continuamente por meio das leis da natureza. Aqueles que se apoiam nas leis da matéria e da natureza, seguindo a própria compreensão limitada e finita, caso não mudem, perdem de vista a contínua e direta atividade de Deus. Muitos se expressam de maneira a transmitir a ideia de que a natureza é separada do Deus da natureza, tendo em si e por si mesma seus próprios limitese poderes por meio dos quais trabalha. Para muitos há marcante distinção entre o mundo natural e o sobrenatural. O natural é atribuído às causas comuns, desligadas da interferência de Deus. Poder vital é atribuído à matéria e a natureza é transformada em deusa.

Supõe-se que a matéria seja colocada em certas condições e deixada de agir a partir de leis fixas, nas quais Deus não pode interferir; que a natureza é dotada com certas propriedades e sujeitas a leis, sendo deixada a obedecer por si mesma a essas leis e realizar o trabalho originalmente ordenado. Isso é falsa ciência. Nada existe na Palavra de Deus que sustente essas ideias. Deus não anula Suas leis, mas está continuamente trabalhando por meio delas, usando-as como Seus instrumentos. Elas não são independentes dEle.

Deus está atuando perpetuamente na natureza. Ela é Sua serva, dirigida como Lhe apraz. Em seu trabalho, a natureza testifica da presença inteligente e ativa de um Ser que, em tudo, realiza Suas obras conforme Sua vontade. Não é por causa de algum poder inerente na natureza que ano após ano a terra produz sua generosidade e o mundo conserva sua contínua marcha ao redor do Sol. A mão do poder infinito está perpetuamente guiando este planeta. É o poder de Dues, momentaneamente exercido, que o conserva em sua rotação. 

O Deus do Céu está trabalhando continuamente. É por Seu poder que a vegetação floresce, que cada folha aparece e cada flor desabrocha. Não é como resultado de um mecanismo que, posto em movimento, continua a trabalhar independentemente, que pulsação se segue à pulsação, respiração se segue à respiração. Em Deus vivemos, nos movemos e existimos. Cada respiração, cada palpitar do coração é uma evidência contínua do poder de um Deus onipresente. É Deus quem faz o sol nascer no céu. Ele abre as janelas do céu e derrama a chuva. Faz a grama crescer na montanha. "Faz cair a neve como lã, e espalha a geada como cinza." "Ele traz as nuvens desde os confins da Terra; envia os relâmpagos que acompanham a chuva e faz que o vento saia dos seus depósitos." Embora o Senhor tenha cessado Sua obra criadora, Ele está constantemente emprenhado em manter e suar como Seus instrumentos as coisas que Ele mesmo fez. Disse Jesus: "Meu Pai trabalha até agora, e Eu também".

(Ellen G. White, General Conference Daily Bulletin, 18 de fevereiro de 1987)