Não considere imundo o que Deus purificou


Há quem pense que a visão de Pedro, dos animais considerados impuros e a voz dizendo repetidamente: “Não consideres impuro o que Deus purificou!” (Atos 10:15), signifique que as leis de saúde dadas ao povo de Israel (que assim como a Lei de Deus, deveriam ser propagadas ao mundo) foram abolidas ou anuladas.
Seria isso mesmo? Se inadvertidamente não observássemos o contexto, até que poderíamos pensar de forma parecida.
Mas observe. O capítulo em questão trata-se de alimentos? Esse é um erro comum de quem não observa o contexto bíblico. Se tratasse da alimentação, acredito que logo após a visão Pedro deveria ter ido comer alimentos impuros pois supostamente foram purificados por Deus. Mas foi o que aconteceu? De forma alguma.
Aliás, o apóstolo Pedro entendeu corretamente o significado da visão, após meditar sobre ela (vs. 17) certamente sob a inspiração do Espírito Santo, e utilizou as palavras ouvidas naquela visão para reagir da maneira esperada por Deus, e essa maneira nada tem a ver com alimentação, mas em não fazer acepção de pessoas, não considerando os não judeus impuros ou indignos de receber o Evangelho, como era de costume. Observe os versos posteriores.
  • Ocorre um chamado do Espírito Santo a Pedro para ele ir a pessoas não judias com propósito evangelístico, "sem receio" (vs. 19,20).
  • Quando Pedro chegou aos não judeus em Cesaréia, expôs com segurança o que Deus o tinha feito entender por meio daquela visão, que era o motivo pelo qual ele estava lá:

“Vós bem sabeis que é contra a nossa Lei um judeu associar-se a qualquer gentio, nem mesmo por uma breve visita. Contudo, Deus revelou-me que a nenhuma pessoa devo considerar impura ou imunda. Por essa razão, assim que fui procurado, vim sem qualquer objeção." (Atos 10:28,29)

Percebeu?

Ainda tem dúvidas? Então continue lendo:

"Diante disto, Pedro começou a compartilhar: 'Agora sim, percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com qualquer tipo de parcialidade, antes, porém, de todas as nacionalidades, recebe todo aquele que o teme e pratica a justiça.'" (Atos 10:34,35)

A visão não se referia a não fazer acepção de alimentos, e sim, de não fazer acepção de pessoas, pois só então o Evangelho poderia ser pregado em todo mundo. A vontade de Deus não abolir leis de saúde, mas sim abolir preconceitos raciais, étnicos e religiosos. Simples assim!

(Henderson Rogers)