Afastando-se de Deus e aproximando-se do mundo



As alianças feitas pelos israelitas com os seus vizinhos pagãos resultaram na perda da sua identidade como povo especial de Deus. Eles corromperam-se pelas práticas malévolas daqueles com quem tinham formado alianças proibidas. A associação com os mundanos levou-os a perder o seu primeiro amor e o zelo pelo serviço de Deus. As vantagens, que eles achavam que estavam a obter, só lhes trouxeram decepção e levaram à perda de muitas almas.

A experiência de Israel será a experiência de todos aqueles que vão para o mundo para obterem poder, afastando-se do Deus vivo. Aqueles que abandonam o Poderoso, a fonte de todo o poder, e se associam aos mundanos, colocando-se sob sua dependência, tornam-se fracos em poder moral, à semelhança daqueles em quem confiam.

Deus chega-Se com súplicas e garantias àqueles que estão a cometer erros. Ele procura mostrar-lhes o seu erro e levá-los ao arrependimento. Mas, se se recusam a humilhar o coração perante Ele, se procuram exaltar-se a si próprios acima d'Ele, Ele terá de falar com eles no juízo. Não se aceitará nenhuma aparência de proximidade a Deus, nenhuma afirmação de ligação com Ele por parte daqueles que persistem em desonrá-l’O, encostando-se ao braço do poder mundano.

(Ellen G. White, Review and Herald, 4 de agosto de 1904)