Maturidade espiritual



“Muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. [Eles não discerniam rapidamente as coisas do Espírito de Deus.] Porque, devendo já ser mestres, pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus, e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento; porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do hábito, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” (Hebreus 5:11-14). 

É certamente necessário que aqueles que creem na verdade, façam avanços contínuos, crescendo à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Não há tempo para apostasia e indiferença. Cada um deve ter uma experiência viva nas coisas de Deus.  Tende raiz em vós mesmos. Firmai-vos na fé, de modo que, tendo feito tudo, possais ficar firmes, com inabalável confiança em Deus, através do tempo que provará a obra e o caráter de cada homem. Aplicai as vossas capacidades nas coisas espirituais, até que possais apreciar as coisas profundas da Palavra de Deus, e prossigam de força em força.

Há milhares de pessoas, que pretendem ter a luz da verdade, e que não dão nenhum passo em frente. Não possuem uma experiência viva, apesar de terem tido toda a vantagem. Não sabem o que significa consagração. As suas devoções são formais e vazias, e a sua piedade não tem qualquer profundidade. A Palavra de Deus oferece liberdade e iluminação espirituais aos que as buscam sinceramente. Aqueles que aceitam as promessas de Deus, e sobre elas agem com fé viva, terão a luz do Céu na sua vida. Beberão da fonte da vida, e levarão outros às águas que têm refrescado o seu coração. Devemos ter aquela fé em Deus que O faça cumprir o que prometeu. Não podemos ter vitórias sem uma confiança clara; pois “sem fé, é impossível agradar-Lhe [a Deus]” (Heb. 11:6). É a fé que nos liga ao poder do Céu, e que nos traz a força necessária para lidar com os poderes das trevas. “Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (I João 5:4). “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rom. 10:17). Para exercermos uma fé inteligente devemos estudar a Palavra de Deus. A Bíblia, e só a Bíblia, comunica um conhecimento correto do caráter de Deus e a Sua vontade em relação a nós. O dever e o destino do homem estão definidos nas suas páginas. As condições sob as quais podemos ter esperança na vida eterna estão declaradas de forma explícita, e o destino daqueles que rejeitam uma salvação tão grandiosa está predito na linguagem mais impressionante.

(Ellen G. White, Review and Herald, 10 de janeiro de 1888)