Deus manifesta-se no silêncio, não no barulho


“O Eterno disse: ‘Saia e fique no monte diante do Eterno. O Eterno passará ali’. Um vento muito forte varreu o monte, partindo e esmigalhando as pedras diante do Eterno, mas o Eterno não estava no vento. Depois do vento, veio um terremoto, mas o Eterno não estava no terremoto. Depois do terremoto, veio o fogo, mas o Eterno não estava no fogo. Por fim, depois do fogo, uma brisa suave começou a soprar. Quando Elias sentiu a brisa, cobriu a cabeça com a capa, foi para a entrada da caverna e esperou ali. Uma voz suave perguntou: ‘Então, Elias, diga-me outra vez: o que você está fazendo aqui?’.”(1 Reis 19:11-13)

Percebe? Deus disse ao profeta Elias que iria passar por ele. E como Deus se manifestou?

Deus não estava na ventania que esmigalhou pedras; Ele também não estava no terremoto, que fez tudo ao seu redor tremer; Deus também não estava no fogo, queimando e destruindo ao que por ele era atingido.

Onde Deus estava? Ele estava numa brisa suave!

Hoje, uma grande parte dos cristãos faz um culto com manifestações estranhas, cheias de barulho, êxtase, irreverência, agitação, gritaria, entre outras coisas, e diz ser essa a manifestação do Espírito Santo.

Mas a Bíblia mostra claramente que não é assim que Deus, o Espírito Santo, se apresenta ou se manifesta. Pelo contrário: Deus se manifesta de maneira suave, serena e tranquila, como uma brisa a sussurrar.

Isso diz muito sobre pregadores exaltados, gritarias e algazarras em cultos, caixas de som com volumes estridentes nas igrejas, músicas com o som elevadíssimo, e a atitude de agitação dos professos adoradores de Deus: tudo isso é incoerente com o próprio Deus!

Como tem sido os cultos em sua igreja? Mais parece com a manifestação de Deus, tranquila e suave como uma brisa a sussurrar? Ou nem parece com isso?

Que busquemos a adoração verdadeira, suave e tranquila, ao Deus único e verdadeiro, que se manifesta de maneira suave e tranquila.

Leia a Bíblia e não seja confundido!

(Henderson Rogers)