"Louvai ao Senhor com danças"?


Em uma de minhas leituras diárias da Bíblia, me deparei com o Salmo 149:3 que para louvar ao Senhor com danças, e lembrei o quanto esse assunto é polêmico. Dias antes, assistindo a um filme, vi o protagonista utilizar esse Salmo para justificar sua vontade de dançar e se extravasar e que por isso ninguém o poderia impedir.

Parece-me que tem sido assim hoje em dia. Muitos utilizam textos bíblicos para tentar justificar suas vontades próprias, vontades isoladas e até completamente diferentes da clara vontade divina revelada na Bíblia. A dança é um dos temas polêmicos que estão inclusos nesses casos.

O escritor Leonardo Boff declarou em uma de suas obras: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam." A visão, o texto, a comunicação só podem ser entendidas devidamente, se analisados os contextos em que foram criados. Assim também é a Bíblia. Não se pode isolar determinados textos bíblicos, separando-os de seu contexto e interpretá-lo como bem entender. Sabendo que a Bíblia se explica por si só, é necessário procurar o contexto em que este salmo foi escrito para poder compreender totalmente esse verso e não usá-lo quando for conveniente.

Talvez o Salmo 149:3 não seria um texto tão polêmico se olhássemos para um texto como deveríamos, analisando o contexto. Na cultura e tempo em que foi escrito, era comum "louvar a Deus com danças" (Salmo 149:3), assim como era comum haver guerras com espadas. Porém, do mesmo jeito que em nossa cultura não há lugar para guerras e "espadas afiadas" (verso 6) por que daríamos lugar para a dança na a adoração a Deus, principalmente num tempo em que a dança é usada para muitas coisas que nada têm a ver com o louvor a Deus? "A dança sagrada de alegria santa era muito diferente das danças frívolas e degradantes de hoje". (Comentário Bíblico Adventista Vol. 3, p. 1056, CPB). 

Ainda sobre esse assunto, é comum os mesmos que tentam justificar a dança se utilizarem de 2 Samuel 6:14 que cita que Davi dançou perante o Senhor. É necessário entender que "a dança de Davi era um ato de solene e santa alegria. Para um oriental daquela época, tal atividade era um modo de expressão natural, por mais estranho que isso possa parecer hoje. Por meio disso, Davi expressou seu grato louvor e assim horou e glorificou o santo nome de Deus. Não havia nada na dança de Davi comparável à dança moderna, ou que a justifique. A dança popular não leva ninguém para mais perto de Deus, nem inspira alguém a ter pensamentos mais puros ou a ter um viver mais santo. Ela dgrada e corrompe. Desqualifica a pessoa para a oração ou o estudo da Palavra de Deus e a desvia da justiça, conduzindo-a a diversões profanas." (Comentário Bíblico Adventista, Vol. 2, p. 681, CPB).

A escritora americana Ellen White falando sobre isso diz:  "A dança de Davi em júbilo reverente, perante Deus, tem sido citada pelos amantes dos prazeres para justificarem as danças modernas da moda; mas não há base para tal argumento. Em nosso tempo a dança está associada com a extravagância e as orgias noturnas. A saúde e a moral são sacrificadas ao prazer. Para os que frequentam os bailes, Deus não é objeto de meditação e reverência; sentir-se-ia estarem a oração e o cântico de louvor deslocados, na assembléia deles. Esta prova deve ser decisiva. Diversões que tendem a enfraquecer o amor pelas coisas sagradas e diminuir nossa alegria no serviço de Deus, não devem ser procuradas por cristãos. A música e dança, em jubiloso louvor a Deus, por ocasião da mudança da arca, não tinham a mais pálida semelhança com a dissipação da dança moderna. A primeira tendia à lembrança de Deus, e exaltava Seu santo nome. A última é um ardil de Satanás para fazer os homens se esquecerem de Deus e O desonrarem." (Patriarcas e Profetas, p. 522, CPB)

Sabendo disso é altamente recomendável fazer o uso do bom senso aconselhado pela Palavra de Deus e não ser motivo de escândalo para alguém (Mateus 18:6) utilizando a dança para tentar louvar a Deus. Por mais que haja uma tentativa de harmonizar a dança com o cristianismo eles não se combinam. Além do mais, o conhecimento da vontade de Deus se aprofunda e se amplia com o amadurecimento do povo de Deus. Se houve um momento no passado em que a dança foi utilizada, de acordo com o conhecimento que se tinha na época, atualmente o Senhor revela novos e mais elevados padrões para Sua adoração, entre os quais a dança não está inclusa, e esses padrões precisam ser seguidos segundo a vontade divina e não segundo meus costumes, vontades, antigos hábitos, ou quando me for conveniente. Pense nisso.

(Henderson Rogers)