O Dom de Línguas

 


Atos 2 revela-nos a verdade sobre o dom de línguas. Vale a pena ler direitinho para perceber como ele funciona e qual o motivo dele ter sido dado.

"E todas as pessoas ali reunidas ficaram cheias do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas, de acordo com o poder que o próprio Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:4)

Antes de tudo, entenda: Quem dá o dom de línguas, assim como todos os outros dons é o Espírito Santo. Isso é uma prerrogativa exclusivamente dEle. Como um presente imerecido, o Espírito Santo concede os dons a quem Ele quer e não a quem deseja, pede ou se acha merecedor. Como todos os muitos outros dons, ele não é um dom de todo o cristão (Efésios 4:11). O Espírito Santo o concede a quem Ele achar necessário, com objetivos específicos (Efésios 4:12): o aperfeiçoamento dos cristãos, para a obra do ministério e para edificação da igreja de Cristo.

Eis o motivo pelo qual foi/é concedido o dom de línguas:

"Ora, estavam morando em Jerusalém, judeus, tementes a Deus, vindos de todas as partes do mundo" (Atos 2:5) "partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotâmia, Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, Frígia e Panfília, Egito e das partes da Líbia próximas a Cirene, e romanos que estão morando aqui, tanto judeus como convertidos ao judaísmo; cretenses e árabes" (vs. 9-11).

O dom de línguas foi dado naquele momento por um único motivo: existiam pessoas reunidas ali de todas as partes do mundo. Obviamente, cada um falava e entendia em uma língua diferente, a língua materna, da região de onde tinham vindo. O dom de línguas foi dado para que essa barreira das línguas diferentes fossem quebradas e pudesse haver uma comunicação de forma que todos poderiam entender em sua própria língua. 

Isso é confirmado nos versos 6 a 8, de Atos 2: 

"e ficaram maravilhados, pois cada um ouvia falar em sua própria língua. Perplexos e admirados comentavam uns com os outros: “Porventura, não são galileus todos esses que estão falando? Como, então, cada um de nós os ouve falar em nossa própria língua materna?"

Assim, o objetivo do dom de línguas era a pregação do evangelho (Atos 2:22-36) aos que falavam e ouviam línguas diferentes dos que foram agraciados com esse dom. Afinal, seria impossível cumprir a missão de Mateus 28:19,20, de ir por todo o mundo e pregar o evangelho e ensinar as pessoas a guardarem todas as coisas ensinadas por Jesus, se isso não fosse feito na língua estrangeira.

Por fim, o dom de línguas não foi acompanhado por um êxtase sentimental descontrolado, nem por uma barulheira estranha. Por meio dele foi ensinado sobre Jesus e a mensagem foi compreendida de forma a levar a um resultado de 3.000 pessoas sendo batizadas (Atos 2:41).

Dessa forma, podemos concluir algumas coisas sobre o verdadeiro dom de línguas:

- Ele tem como objetivo a pregação do evangelho para estrangeiros;

- Ele habilita o portador a falar uma língua que pode ser desconhecida para as pessoas locais, mas é totalmente conhecida por pessoas de outras regiões (estrangeiros), portanto só faz sentido utilizar-se desse dom, quando se vai conversar com essas pessoas (estrangeiros);

- Como resultado ele não produz barulho, êxtase sentimental ou descontrole. Ele produz conversões de pessoas que não conhecem o evangelho.

- Apesar de ser dado por Deus, o dom de línguas é uma língua humana, visto que tem por objetivo comunicar-se com seres humanos.

Apesar de ser simples, a verdade sobre o dom de línguas assim como muitos outros ensinos bíblicos, muitos fazem deles uma tremenda confusão, desviando cristãos sinceros da verdade bíblica.

Graças a Deus que Sua Palavra é clara o suficiente para esclarecer a todo que O busca com sinceridade. Faça o teste! 

#LeiaaBíblia #NaContramão

[Henderson Rogers]