Adorando a Deus ou a quem?


“Desesperados, pulavam e dançavam em torno do altar. (...) Eles começaram a gritar mais alto ainda...” (1 Reis 18:26,28)
Essa foi uma cena de adoração registrada na Bíblia: pulos, danças, gritaria, barulho.
Eis um detalhe importante: foi uma cena típica de adoração ao deus pagão Baal, por falsos profetas, falsos adoradores! Era um ritual comum entre eles.
Isso mesmo. Quando o profeta Elias fez um teste para provar quem era Deus (se os deuses pagãos existentes, representado por Baal, ou se o Eterno, que havia libertado e conduzido Israel), os profetas de um deus criado, inexistente, os falsos profetas pularam, dançaram, gritaram e causaram o maior barulho!
Como tem sido a adoração da sua comunidade religiosa? Barulhenta? Há gritaria? Pulos, etc.? Se sim, cuidado! Essa "adoração" mais se parece com a adoração que os falsos profetas faziam a Baal! Pode ser duro de ler isso, mas está na Bíblia!
Deus não é surdo para que seja necessário falar ou cantar acima do nível de decibéis toleráveis para a escuta. Deus não está dormindo para que seja necessário pular e fazer barulho pra chamar Sua atenção.
Por mais que inventem rituais barulhentos, com pulos, danças, gritarias, agitação, e ainda atribuam essas atitudes ao Espírito Santo, a Bíblia mostra que tais atitudes não são provenientes do Espírito do Senhor, mas de falsos adoradores de falsos deuses! Pode até ser que isso aconteça motivado por algum espírito, mas definitivamente esse não é o Espírito do Senhor!
Em contrapartida, como foi a adoração do profeta Elias ao Senhor?
Ele montou o altar, obedecendo as ordens do Senhor e orou em reverência. Sem gritos, sem pulos, sem agitação, sem barulho. Simples assim. E Deus ouviu e o respondeu! (vs. 36-38)
Percebeu como é que se faz?

(Henderson Rogers)