“Todas as respostas estão dentro de nós”?

Esse foi o título da entrevista com Gisele Bundchen concedida ao Estadão em 9 de janeiro de 2011.
Apesar de vários outros aspectos, que chegam a ser berrantes e que poderiam ser analisados desta entrevista, gostaria de me centrar apenas no título  da mesma. Será realmente que todas as respostas estão dentro de nós? O que a Bíblia nos diz sobre isso?
Antes de tudo é importante mencionar que esse  parece ser um pensamento panteísta, crença de que Deus é um ser impessoal, presente em todo lugar, comum no budismo, no hinduísmo e muitas vezes propagada por várias celebridades. Ou seja, logo de princípio, esse é um pensamento que é oposto à Bíblia, a Palavra de Deus, que afirma haver apenas um único Deus e que esse Deus é pessoal.
Mas ainda assim gostaria de apresentar apenas 3 versos bíblicos que irão encerrar o assunto completamente:
“Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23)
Não somos uma espécie de deus. Estamos longe disso. A natureza humana é decaída. Não temos respostas em nós mesmos, aliás, carecemos da glória de Deus.
“Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, e perverso: quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)
A natureza pecaminosa nos faz ser autoconfiantes, e tenta buscar a independência divina. Mas nosso coração (mente) é enganoso ao ponto de acharmos que temos todas as respostas, como muitos acreditam.
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”( Isaías 53:6)
Com o pecado, éramos destinados à morte eterna, separados do nosso Criador e Pastor e, se não fosse por Jesus, continuaríamos desgarrados, seguindo o nosso próprio caminho, que certamente nos levará à morte (Romanos 6:23). Se algo de bom existe em nós isso é graças a Deus que tomou sobre si, em Jesus, os nossos pecados para que tivéssemos uma oportunidade, uma esperança. Não existe mérito nem razão em nós mesmos, senão no Senhor. Ele é quem nos dá capacidade de por meio dEle encontrarmos as respostas.
Não caia neste engano que muitos tem caído, sobretudo aqueles que apresentam uma influência sobre muitos. Nós não temos as respostas. O Senhor é a resposta!