Elias e as tradições


Nestes últimos dias fui instigado, mais do que em outras vezes, a comentar sobre um costume ensinado por muitas igrejas, sem nenhuma base, sobre a transladação de Elias ao Céu. Logicamente é uma questão simples, mas como um simples floco de neve pode se tornar numa avalanche, é algo simples assim que acaba, pelo costume, corrompendo os grandes ensinamentos verdadeiros e, consequentemente, as pessoas sinceras.
O episódio é relatado em II Reis 2:11: “Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”
Pois bem, esta é a narração que mostra que o profeta Elias foi para o céu, assim como Enoque (ver Genesis 5:24, Hebreus 11:5), e que estava, antes deste acontecimento, com Eliseu, o seu discípulo que ficaria em seu lugar. Este é um verso simples para se entender, apesar do fato incomum de um homem subir ao céu (antes da invenção de qualquer transporte aéreo) e apesar também da característica do carro (entenda-se carruagem) e dos cavalos (os quais nada mais eram do que de fogo). Enfim, mesmo com a simplicidade explícita nesse texto há quem ainda ensine que o profeta Elias subiu ao céu numa carruagem de fogo. (como ilustra a figura acima)  Isso mesmo, crianças crescem sendo ensinadas pelos seus professores religiosos, em diversas igrejas e escolas, e em livros infantis e, como se não bastasse, adultos também são ensinados da mesma maneira. Até sermões são elaborados com base no acontecimento descrito dessa forma!
“Qual o problema nisso?”, você pode estar pensando. Se você está pensando assim, é porque provavelmente você é mais um daqueles que foram ensinados pelo mesmo costume descrito anteriormente. Note que o verso (II Reis 2:11) não menciona que Elias foi ao céu numa carruagem de fogo. Não. Relata claramente que ele foi ao céu num redemoinho (ou seja, num tufão ou ventania). Isso é até confirmado no início do capítulo, em II Reis 2:1: “Quando estava o Senhor para tomar Elias ao céu por um redemoinho...” Simples assim. A carruagem (ou carro) de fogo com cavalos (também de fogo) serviram apenas para separar Elias de Eliseu, que caminhavam juntos. E logo depois da separação, Elias subiu num redemoinho, não na carruagem. Ficou claro? Não há nenhum relato bíblico que queira dizer isso de forma diferente e muito menos devemos fazer suposições que contradigam o que está escrito. Repito, é simples assim.
Agora você pode estar se perguntando qual a relevância deste “detalhe” para a nossa vida. Olhando por esse ângulo, parece que isso não afeta nossa vida de forma alguma. Mas olhe pelo ângulo do que está escrito em Apocalipse 22:18,19: “Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo... [ou] se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa”. E agora? A situação muda, não é mesmo? Nada que está escrito na Bíblia, está ali por acaso, ou é irrelevante. Não podemos adquirir o costume de interpretar as coisas a nosso bel prazer (muito menos modificar o que está escrito) e só porque parece ser um simples detalhe, ignorá-las e seguir uma tradição própria, humana.
Na verdade, se pararmos para pensar, este é um dos principais motivos pelo qual existem hoje milhares de “religiões”. Isso mesmo. As pessoas veem escrita uma coisa, mas seguindo tradições de outros, que as criaram sem perceber ou refletir na Palavra de Deus, ou até com más intenções, e formam doutrinas, tradições, igrejas com interpretações próprias, esquecendo-se do “detalhe” descrito na Bíblia, a Palavra de Deus, fonte de todo verdadeiro ensino.
É dessa forma que surgiram tradições ou doutrinas como a santificação do domingo, como dia de descanso, ou dia da família; a doutrina da alma imortal; a doutrina do tormento eterno no inferno; do arrebatamento secreto; ou até os costumes das festas e dos feriados existentes. Tudo invenção humana, sem base bíblica para seu ensino.
Sobre isso a Bíblia já advertia em Colossenses 2:8: “Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo não segundo Cristo.” Percebeu? Atente ao que diz a Bíblia, não ao que você achava, sua igreja ensinava, seus pais acreditavam, etc. É dela que procedem os verdadeiros ensinos. Desta forma, por detalhes como este, você evitará uma avalanche de confusão em (con)tradições ou costumes de homens, e será iluminado pelas verdades bíblicas (Salmo 119:11).