Debate sobre a alimentação e a Bíblia

No dia 22 de agosto de 2011 o programa Vejam Só, da Rede Internacional de Televisão - RIT TV, apresentou, sob a liderança de Éber Cocareli, um debate teológico com a seguinte questão: “Comer mal é pecado contra o templo do Espírito Santo [corpo]. Então, as igrejas não deveriam ensinar a comer direito?”
Os convidados para o debate foram Othoniel Rodrigues - palestrante do Instituto Cristão de Pesquisas (ICP) e líder do Ministério Evangélico Integral Graça (MEMING) - que defendia a ideia de que não há pecado em alimentar-se errado, mesmo que não traga boas consequências à saúde, e Leandro Quadros - apresentador do programa Na Mira da Verdade, da TV Novo Tempo - que defendia a visão bíblica de que a alimentação está completamente relacionada à vida espiritual (ver 1 Coríntios 10:31).
Uma das bases da argumentação de Leandro Quadros foi 1 João 3:4, que afirma ser a desobediência à lei de Deus “pecado” – seja esta lei de ordem moral (Ex 20) ou dietética (Gl 5:21; Rm 16:18; 1Co 10:31). Além disso, a Bíblia ensina ser o corpo humano o “templo” ou “santuário” do Espírito Santo (1Co 3:16, 17; 6:19, 20), de modo que todos os cristãos e não cristãos têm a responsabilidade moral de cuidar do aspecto físico.
O vídeo abaixo mostra uma boa parte do programa e, através dele, você poderá tirar suas conclusões. Porém, é notório que aqueles que tentam corromper a ideia bíblica, mesmo apresentando textos bíblicos, que naturalmente são totalmente fora do contexto e da aplicação bíblica, além de serem misturados com achismos e tradições, ficam perdidos em seus argumentos, como foi o caso do palestrante Othoniel Rodrigues, com todo respeito. Mas aqueles que se baseiam na Palavra de Deus, contextualizando-a e usando-a de forma racional, como o caso do Leandro Quadros, que inclusive dá um banho em conhecimento bíblico e experiência espiritual em muitos "pastores", "bispos", "padres", "reverendos" etc., sempre estão seguros e apresentam seus argumentos de forma inteligente e digna de nota, visto que são fundamentados na Bíblia (como assim deveriam fazer todos os cristãos), única e exclusivamente.





Leandro Quadros ressaltou que "um dos pontos positivos (entre muitos outros) é que estou recebendo e-mails de irmãos evangélicos interessados em saber mais sobre a alimentação saudável, à luz da Bíblia. Outro motivo de alegria é a oportunidade que tivemos de divulgar a dieta alimentar saudável que o colega Marcos Júnior, do departamento Web, está fazendo com base nas instruções do livro Conselhos Sobre Regime Alimentar, de Ellen G. White".
Além de tudo, vale ressaltar a demonstração de simpatia do apresentador pelos Adventistas do Sétimo Dia, que, segundo ele, são os únicos cristãos (que ele conhece) que valorizam e incentivam a boa alimentação, em suas igrejas, e demonstrou concordar com a ideia bíblica sobre a saúde, apesar de preferir deixar para um outro debate, o que a Bíblia fala a respeito de se abster de certos animais, intitulados imundos.
Leandro Quadros, que sempre tem se destacado pelo conhecimento bíblico e por sua memória, é apresentador do Programa Na Mira da Verdade, que vai ao ar todas as terças-feiras, às 21hs e às quintas-feiras, às 14hs (ao vivo), fora as reprises, como dito, pela TV Novo Tempo. Esse programa tem por objetivo esclarecer as principais dúvidas enviadas pelos telespectadores, desmistificando assim todos os "achismos", tradições e crenças populares, que não estão de acordo com a Palavra de Deus, e é transmitido em Maceió-AL, pelo canal 16, e no canal 17, pela SKY, além de poder ser visto pela internet, clicando aqui.
Recomendo que, além de assitir a esse canal de qualidade, ou especificamente ao programa Na Mira da Verdade, você leia a Bíblia, questione-a, lendo-a novamente, e reflita em seus ensinos. Mais do que conselhos para a eternidade, a Bíblia apresenta maneiras de como ter uma vida feliz e saudável. Aliás o Autor dela, o nosso Criador, preocupa-se com você em todos os detalhes, inclusive, com a sua saúde. Ele quer lhe oferecer vida plena, basta que você siga suas orientações.