Debate sobre o estado dos mortos

Assista a mais um debate promovido pela Rede Internacional de Televisão, no programa "Vejam Só", com a presença de Carlos R. Caldas e Leandro S. Quadros, com o tema "Morte: Estado de total inconsciência ou repouso no seio de Abraão?", além do apresentador, que deveria ser o moderador, portanto imparcial, do debate, e depois leia as minhas considerações abaixo do vídeo.



 

Note os comentários a seguir:
  • Interessante notar que quase sempre o Carlos menciona que a maioria dos cristãos crêem... como se o fato de muitos pensarem de uma forma, determine que esta forma seja correta. Por exemplo, a mídia sempre tem mostrado que muitos políticos têm realizado uma má administração política. Isso não quer dizer que por serem muitos, ou a maioria, eles estejam corretos nesta posição. 
  • Também é notório que esse debate, assim como outro mencionado no blog que aconteceu na RIT, inclusive no mesmo programa, acaba sendo o debate entre apresentador e convidado, “contra”outro convidado, dando mais tempo para a defesa da ideia do programa, do que para uma outra ideia que não seja a do apresentador/programa/Rede de Televisão, mas que pode acabar sendo a ideia da Bíblia. Obviamente é um debate injusto, onde o apresentador é não é imparcial e acaba deixando isso muito claro, mas nem por isso o Lendro Quadros, com sua sabedoria concedida por Deus, se deixou vencer pelos argumentos, até porque, ele se utiliza constantemente da Bíblia, diferentemente do Carlos, que cita-a vez ou outra, enquanto endossa seus conceitos aprendidos por alguém, e não pela Palavra de Deus. Obviamente o título de doutorado na Universidade Presbiteriana Mackenzie do Carlos ajudou apenas para tentar amedrontar, ou tentar dar maior valor, mas não ajudou a abrir a Bíblia, a Palavra de Deus, que realmente é o que importa.
  • Me parece que o apresentador não ouviu os comentários de Leandro Quadros, no que diz respeito ao fato de que Jesus morreu e após a ressurreição ele afirmou que não havia ido ao Pai! Mas ainda assim ele cita um texto separado como sendo evidência de suas ideias apresentadas.
  • Vale mencionar ainda que o debatedor Carlos diz que várias passagens apresentam uma situação de consciência e não de inconsciência. Como assim? Ele não apresentou nenhuma!!! Apenas uma ou outra, totalmente fora do contexto e que, se fosse abordada dentro do contexto, como o próprio Leandro mencionou, poder-se-ia entender de forma clara e concreta no estado inconsciente dos mortos. 
  • Apesar de uma maior atenção ter sido dada ao Carlos, que tem título de doutor, ao ponto de até o nome do Leandro ser trocado, e ainda apresentando o argumento de que para ele “seria uma honra ser chamado de Carlos”, ficou notório que a visão da Palavra de Deus, exposta unicamente pelo Leandro Quadros, afirma no Velho Testamento e no Novo Testamento que o estado dos mortos é totalmente inconsciente, o resto é tradição humana, pode até ser base para doutorados (se é que é possível), mas não para a visão bíblica! 
Seria interessante ver a explicação sobre a parábola do Lázaro e do Rico, citada por Jesus em Lucas 16, mas como não teve tempo no programa, por causa das várias perguntas e comentários não fundamentados na doutrina bíblica, não pode ser abordada por Leandro Quadros, mas abordaremos em breve aqui.
Concluindo, pode-se notar que um simples jornalista (Leandro) com a Bíblia na mão vale mais que um doutor (Carlos) com... nada na mão para seus argumentos, a não ser suas próprias palavras. Antes de tudo, exaltada seja a Palavra de Deus, que nos esclarece todas as dúvidas importantes para o ser humano!