Debate sobre o sábado

Assista ao debate (dividido em 9 partes) no programa "Vejam Só" da Rede Internacional de Televisão - RIT, com o apresentador Éber Cocareli e os debatedores Paulo César Batista e  Neumoel Stina sobre o tema "Os cristãos têm obedecido ao 4º mandamento?"
Fica claro no decorrer do programa a parcialidade do apresentador, de modo que em certos momentos o programa chega a ser um debate entre a dupla formada pelo apresentador Éber e por Paulo, contra Nelmoel Stina. É natural e lógico que isso demanda uma certa tensão, mas as palavras, apesar de interrompidas em certos momentos são claras.
Porém, vale ressaltar a seguinte questão: por que certas pessoas preferem dizer que o velho testamento é coisa do passado, e foi abolido junto com a lei, mas ainda assim dizem que o dízimo, que está estabelecido no velho testamento, ainda está em vigor, bem como 9 dos 10 mandamentos? Por que então só o sábado foi abolido? Se a lei foi abolida, eu poderia matar, roubar, adulterar, sem nenhum problema, não é? Por que ignorar o fato de que as palavras de Deus são imutáveis (Isaías 40:8, Mateus 24:35, Mateus 5:18), a Sua lei é perfeita (Salmo 19:7)? E por que ignorar os tipos de rituais cerimoniais, e os morais, que, mesmo que não sejam objetivamente diferenciados em um verso bíblico, são percebidos por qualquer leitor?
Me parece uma questão de conveniência, e não de obediência, muito menos de amor a Deus! É conveniente obedecer aos 9 mandamentos, mas não ao 4º, e esquecer o que está em Tiago 2:10: "Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.", bem como do conselho de Jesus: "Se me amais, guardai os meus mandamentos." (João 14:15).




 
 
 
 
 
 
 
 
 



 
Eu poderia fazer muitos comentários para cada parte dividida do programa, porém teríamos um enorme post para ler, então é essencial fazer apenas um comentário referente a essa última parte do programa, quando Éber e Paulo citam que porque em Atos 15 o sábado não é mencionado para ser guardado, então a igreja não precisa guardar. Bem, no mesmo capítulo não fala para não roubar ou matar, então quer dizer que a igreja pode fazer? Claro que não. Temos ali uma porção escrita, sobre os assuntos importantes para serem discutidos naquele momentoe, obviamente, o sábado, entre outros, não eram os assuntos em questão.
É importante mencionar que não existe parte nenhuma na Bíblia em que Jesus, ou qualquer um dos escritores da Bíblia, mencionam a mudança do dia de repouso das atividades rotineiras da semana, descanso esse dado como exemplo por Deus na criação (ver Gênesis 1,2). E vale mencionar que na Bíblia, existem vários tipos de sábados, os cerimoniais, que foram cumpridos na cruz, e o semanal, que perdurará por toda a eternidade (Isaías 66:23, Mateus 24:35).
Certamente não foi à toa que o próprio Deus, com Sua poderosa mão, escreveu os 10 mandamentos, com uma ênfase especial no sábado: "Lembra-te do dia de sábado"! Ele sabia que hoje, este mandamento seria esquecido! Pense nisso...
Vale a pena ler o post "Um dia Especial", clicando aqui.