Feliz ano novo!


Mais um ano chegou ao seu fim. Certamente momentos felizes passamos que agora são lembranças que nos acompanharão por longos anos. Com a mesma certeza, sei que momentos tristes que passamos tenderão a não saírem mais de nossas mentes. Fizemos amigos, perdemos outros. Tivemos vitórias, perdemos batalhas. Amamos, ficamos amargurados. Vimos vidas nascerem e outras sendo ceifadas. Choramos e sorrimos. A cada ano, altos e baixos. Perdas e ganhos. Tristezas e alegrias. Assim é a vida. Uma verdadeira inconstância. O interessante é que “não há nada novo debaixo do sol” (Eclesiastes 3:1), já dizia o sábio Salomão. O que vemos ou passamos, já era de se esperar.
A constante
Só há uma constante: Deus. Ele é o mesmo hoje e sempre (Hebreus 13:8). E essa certeza está arraigada com a certeza de Seu amor por cada filho seu! 
Nada que aconteceu foi por acaso. E nem necessariamente foi porque Deus quis, como muitos por aí acabam falando. Abrindo um parêntesis, permitir é muito diferente de querer. Porque Deus permitiu não significa que Ele quis.  Afinal, sempre colhemos o que plantamos, isso é fato! Muitas vezes, por insistirmos no erro é que colhemos coisas ruins. Reclamamos de Deus e do mundo, sendo que muitas coisas ruins foram consequências de nossas escolhas. Outras, por vivermos em um mundo cheio de maldade, consequência do pecado, é que coisas terríveis acontecem. Mas a certeza é que, por pior que pareça, “tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28). As coisas ruins que aconteceram, você pode não enxergar agora, mas serviram para o seu crescimento e amadurecimento e um preparo para um futuro melhor. Não que tenha acontecido por esse motivo, mas já que aconteceram, servem ou servirão para o nosso bem. Por não termos a visão do todo é que muitas vezes não entendemos o porquê de certas coisas. Para entender do que estou falando, clique aqui e leia essa ilustração.
Por outro lado, porque Deus é constante em Seu amor (I João 4:8), Ele certamente te proporcionou muitas alegrias, e muitas coisas boas durante esse ano que passou, e são essas que gostaria que você tivesse em mente. Não permita que as coisas negativas que ocorreram atrapalhem a sua visão das maravilhas que Deus te deu e permitiu que acontecessem neste ano que passou. E tenha certeza que, o Deus que te criou, planejou o melhor para você e fará de tudo para que você tenha o melhor neste novo ano, contanto que você escolha e permita que assim aconteça.
A escolha é sua
Percebe? Tudo depende de nossas escolhas. Não que tenhamos o poder dentro de nós para sermos felizes, alcançarmos paz e etc., como algumas ideologias pregam, mas a verdade é que podemos alcançar tudo isso, se escolhermos buscá-las. Pois a alegria, a paz e a esperança podemos alcançar em Deus e por meio dEle!

Enfim, caros amigos, leitores deste blog, companheiros em redes sociais, colegas e conhecidos, crentes ou descrentes, não importa se seu ano foi bom ou ruim. Ele já é passado. O que importa é o que vocês têm para o futuro e o que vocês irão fazer com o seu futuro. Ele é seu, é um presente, e está em suas mãos. O que você escolhe fazer dele? Viver do passado ou aprender com ele? Viver chorando e enlutado com o que aconteceu ou preparar-se para as alegrias que você vai colher? Receber o futuro com esperança ou com medo do desconhecido? Há uma frase da escritora norte-americana Ellen G. White que gosto muito: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos da maneira como Deus nos guiou no passado”.

Sabendo disso, gostaria de desejar a você tudo de bom, não se esquecendo das coisas incríveis que aconteceram a você neste ano que passou. Não desejo apenas alegria, paz ou esperança. Não desejo apenas que você viva intensamente, como é o costume das mensagens de ano novo que circulam na internet. Desejo que você busque a Deus (através de Sua Palavra e da oração) e certamente você vai alcançar muitas alegrias, pois vai sentir a paz verdadeira (João 14:27) e ter a esperança de um futuro melhor, em que toda a maldade que vemos vai acabar e que um dia vamos viver para sempre ao lado de nosso Criador. Portanto, viva intensamente ao lado dEle, use as tristezas que ocasionalmente irão existir como degraus, seja grato pelas bênçãos e assim, tenham todos um feliz ano novo! :)

(Henderson Rogers)