Síndrome de Pânico Espiritual


Após a fantástica vitória sobre os profetas de Baal no monte Carmelo, ao ser ameaçado por Jezabel, Elias sofreu de “síndrome de pânico espiritual”. Acompanhando passo a passo a Elias desde que ele toma conhecimento das ameaças de Jezabel, fica evidente o seu estado de pânico. O temor é tanto que ele fica insensível aos cuidados de Deus. Após se despedir do seu moço em Berseba, ele foi para o deserto e caminhou por um dia.
Quando parou embaixo de um zimbro sentou e começou reclamar e sentir pena de si mesmo e, nesse momento em profundo desanimo pede para si a morte. Depois deita e dorme. Havia participado de um grande evento onde o poder de Deus abundantemente tinha se manifestado, no entanto se encontrava tão fragilizado espiritualmente que desejou morrer. O vejo como alguém que teve as suas expectativas frustradas. Sabe quando participamos de uma grande arrancada evangelística, e trabalhamos entusiasmados em obtermos grandes resultados e isso não acontece? Ou mesmo quando olhamos para a liderança da igreja, buscando perfeição, e o que encontramos são seres humanos cheios de falhas, julgamos estar sozinhos em nossas convicções e zelo. O povo de Israel estava em firme declínio espiritual, Elias esperava que uma grande reforma acontecesse, não só por parte do povo mas também por parte do rei. Quando percebe que isso não acontece e que corre risco de vida foge desesperado, desiste de tudo até mesmo de viver.
Está tão angustiado que não percebe o claro cuidado de Deus ao enviar um anjo para alimentá-lo. O anjo o acorda e o manda comer, ele come e dorme como se isso fosse a coisa mais natural do mundo, como se todos os dias anjos estivessem por aí nos acordando e nos servindo pão e água. Deus sempre se preocupou com a alimentação de Elias, uma vez usou corvos para lhe entregar pão e carne pela manhã e a tarde, depois usou uma pobre viúva. Novamente o anjo o acorda e diz: Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo.
Após aquela alimentação especial, que além de alimentá-lo lhe deu muita energia, Elias andou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Horebe ou Sinai não é um lugar comum, parece que Deus gostava de marcar encontros especiais naquele lugar. Ali Ele havia se encontrado com Moisés e falado com ele na sarça ardente, e mais tarde ali naquele monte entregou a Moisés as tábuas dos dez mandamentos. Eu não sei qual era o sabor daquele alimento, mas com certeza fazia parte dos seus ingredientes: amor, cuidado e poder.
Mas parece que Elias não consegue visualizar isso. Não percebe que Deus o está conduzindo, que deseja ter um encontro especial com ele. Quando o anjo lhe diz que teria uma longa caminhada o roteiro já havia sido traçado, não foi uma escolha de Elias.
Quando chega a Horebe, Elias se acomoda dentro da caverna, onde passa a noite. Deus vai ao seu encontro e o chama. Que fazes aqui Elias?
Esta era a oportunidade que Elias precisava para desabafar e se justificar diante de Deus. Lá de dentro da caverna, cheio de justiça própria ele começa a enumerar os seus feitos diante de Deus: “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” I Reis 19:10.
Quanta semelhança com os Elias do século 21!
Quando vêm às dificuldades somos tentados a nos justificar diante de Deus e dizemos: Sou zeloso em minhas funções na igreja, fiel dizimista, ofertante, estou presente em todos os cultos etc, etc…
Após ouvir o desabafo de Elias Deus lhe dá uma ordem direta: Sai e põe-te perante o SENHOR. Ou seja, chegue mais perto Elias vamos conversar. Seguida a ordem de Deus alguns fenômenos começaram a acontecer. Elias percebeu um forte vento que fendia os montes e despedaçava as penhas seguido de um grande terremoto e um fogo. Após o fogo, Elias ouviu um cicio tranqüilo e suave, envolvendo o rosto em seu manto saiu e se colocou à porta da caverna.
“Muitas vezes temos esperado ouvir a voz de Deus de forma extraordinária e por isso não conseguimos ouvir a sua voz suave e mansa.”
Deus o questiona mais uma vez: Que fazes aqui Elias? Esta era a oportunidade para mudar de atitude, reconhecer a fragilidade de sua fé e se render. Mas Elias ainda estava preso no seu “EU”, e mais uma vez se justifica diante de Deus exaltando o seu extremo zelo pelo SENHOR. I Reis 19:14.
Deus, em sua infinita misericórdia, não desistiu de Elias assim como também não desiste de nós hoje, mesmo quando somos prepotentes e arrogantes. Ele sempre está pronto a nos dar uma segunda chance como fez com Elias. No capítulo 21 o encontramos restaurado, corajoso e destemido cumprindo fielmente as ordens de Deus, transmitindo a Acabe sua sentença de mote e também de Jezabel.
Nós poderíamos dizer que a história de Elias teve um final feliz, mais na verdade esta história não acabou. Elias foi transportado para o céu em uma carruagem de fogo [na verdade, foi por um redemoinho]. O homem que um dia desejou morrer não conheceu a morte! Que Deus nos permita participar desta história com Elias lá no céu!
O mundo de hoje tem seus Acabes e suas “Jesabéis”. Existem placas viradas que invertem os valores e ensinam uma direção errada, mas Deus não mudou. Hoje, como no tempo de Elias, a linha de demarcação entre os adoradores de Deus e os adoradores de Baal está claramente definida.
“Até quando coxeareis entre dois pensamentos”?
Que Deus nos abençoe!