Ossos secos, revivei!


Imagine que você está andando e de repente chega a um lugar, um vale em que você encontra centenas de ossos, ossos de seres humanos, secos.
De repente, você escuta um barulho estranho e observa uma cena aterrorizante: os ossos começam a se mexer, a unirem-se uns aos outros. Você logo observa que sobre aqueles ossos que estavam secos e dispersos, começam a surgir tendões, artérias, veias, carne, os órgãos começam a aparecer em seus devidos lugares, até que a pele, os pelos, e os cabelos finalmente nascem, transformando aqueles ossos secos em seres viventes. Como você reagiria?

Não, não estou descrevendo uma cena de filme de terror lançado por Hollywood. O que estou descrevendo, de forma semelhante, aconteceu a um profeta, da parte de Deus. O relato encontra-se em Ezequiel 37:1-10.
“Veio sobre mim a mão do Senhor; e ele me levou no Espírito do Senhor, e me pôs no meio do vale que estava cheio de ossos; e me fez andar ao redor deles. E eis que eram muito numerosos sobre a face do vale; e eis que estavam sequíssimos.

Ele me perguntou: Filho do homem, poderão viver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que vou fazer entrar em vós o fôlego da vida, e vivereis. E porei nervos sobre vós, e farei crescer carne sobre vós, e sobre vos estenderei pele, e porei em vós o fôlego da vida, e vivereis. Então sabereis que eu sou o Senhor. Profetizei, pois, como se me deu ordem. Ora enquanto eu profetizava, houve um ruído; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, osso ao seu osso.
E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles fôlego.
Então ele me disse: Profetiza ao fôlego da vida, profetiza, ó filho do homem, e dize ao fôlego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó fôlego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
Profetizei, pois, como ele me ordenara; então o fôlego da vida entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”

Você pode estar pensando: foi uma estória espantosa e até que interessante, mas de fato o que isso significa?
Muitas lições podem ser aprendidas neste relato bíblico, porém gostaria de levá-lo(a) a refletir em pelo menos uma. Como todo livro profético esta visão representa algo maior do que a própria ilustração. Observe seu significado nos versos seguintes:
“Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que eles dizem: Os nossos ossos secaram-se, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo cortados.
Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu vos abrirei as vossas sepulturas, sim, das vossas sepulturas vos farei sair, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E quando eu vos abrir as sepulturas, e delas vos fizer sair, ó povo meu, sabereis que eu sou o Senhor. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, o falei e o cumpri, diz o Senhor.” Ezequiel 37:11-14
A visão tem como tema a restauração do povo de Israel. Eles estavam exilados, no cativeiro babilônico. Lá Israel estava morto espiritualmente, sem esperanças e espalhados como uma multidão de ossos secos. Não tinham mais esperança de “ressuscitar” para o recomeço do reino de Judá.
Para muitos exilados, a então recente experiência da destruição de Jerusalém, da deportação do povo para um país estrangeiro, marcava o fim de Israel como nação. Sua estrutura política e religiosa que os unia como nação havia sido destruída, e entre os cativos de Jerusalém na Babilônia, no ano de 586 a.C., estava Ezequiel.

A essa altura você pode se perguntar: Como Israel, o povo de Deus, havia perecido dessa forma?
Motivo: “Eles, porém, se rebelaram, e contristaram o seu santo Espírito; pelo que se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.” Isaías 63:10
O povo de Deus havia perecido porque o Espírito Santo, triste por suas iniqüidades e por sua rebeldia, havia se retirado dele. Israel havia decaído espiritualmente ao ponto de adotar divindades pagãs, esquecendo-se do seu Deus. A desolação de Jerusalém e o cativeiro do povo israelita foram apenas conseqüências daqueles que resolveram não aceitar mais a proteção divina. Eles estavam como ossos secos, mortos espiritualmente. Sua fé em Deus havia morrido.
Foi então que a figura importante de Ezequiel, um dos remanescentes fiéis. Ele foi escolhido para transmitir uma mensagem que revitalizasse a fé em Deus e, como símbolos são mais impressionantes, ele deveria contemplar a cena dos ossos secos no vale e da ressurreição, como símbolo da ressurreição nacional e espiritual que Deus poderia realizar, se eles permitissem.
Quando indagado por Deus se aqueles ossos poderiam reviver, Ezequiel respondeu sabiamente: “Senhor Deus, tu o sabes”. Aliás, como Deus do impossível e originador da vida, certamente, se Ele quisesse, poderia fazer os ossos reviverem.
Foi então que, com a autoridade dada por Deus (não como sendo uma coisa pertinente de si próprio) Ezequiel dirigiu-se aos ossos secos e disse: “Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor”. Note a maneira pela qual ocorreu a vivificação, o reavivamento: A Palavra do Senhor fez com que os ossos se reintegrassem e os corpos ficassem em pé!

“Tudo bem”, você pode pensar, “foi uma história interessante do povo de Deus, a quase 3 mil anos atrás, e ainda bem que já passou”. Porém, eu lhe digo que o apelo de Deus a seu povo nos dias de Ezequiel nos alcança com a mesma força e igual significado. Somos igualmente confrontados e igualmente chamados à vida, visto que estamos numa situação semelhante ao povo de Israel na época.
Ellen White, dotada do mesmo espírito profético que Ezequiel foi habilitado, orienta ao povo de Deus nestes últimos dias:
“Um reavivamento da verdadeira piedade em nós, eis a maior e a mais urgente de todas as necessidades.” Reavivamento Verdadeiro, p. 9.
Isso porque todo reavivamento verdadeiro, proveniente do Senhor produz mudança, transformação, reforma, e nos dias de hoje mudanças são necessárias para o cumprimento da missão, para a proclamação do evangelho eterno.
Nós somos o povo de Deus nestes dias, o Israel espiritual, e precisamos ser reavivados como aqueles ossos secos, como o povo de Deus naqueles dias. Essa é a nossa maior necessidade!

A essa altura você já deve está se perguntando: “mas como eu posso ser reavivado?”
Recentemente a Igreja Adventista, ciente dessa necessidade, tomou um voto institucional, em suas mesas administrativas, da necessidade de haver um Reavivamento e Reforma. Apesar de ser uma iniciativa louvável que demonstra a preocupação da liderança quanto ao rumo da igreja, gostaria de te dizer que o Reavivamento não acontecerá em sua vida se depender dos outros. Se depender da igreja, não haverá uma Reforma nos seus hábitos e práticas. Não depende de votos administrativos. Ousaria até dizer que não depende nem de Deus! Isso porque Ele já está disposto a reavivar sua igreja:
“Nosso Pai celestial está mais disposto a dar seu Espírito Santo àqueles que Lhe peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a Seus filhos.” Reavivamento Verdadeiro, p. 9.
De quem depende, então? Só depende de você. O Espírito Santo espera que você permita ser reavivado. Entende? Você precisa permitir.
Mas como?
Note o que aconteceu nos reavivamentos e reformas segundo a História:
  • No século V a. C. (em Neemias 8), nos tempos de Esdras e Neemias, período em que o povo de Deus estava cativo pelo domínio persa, a leitura diária das Escrituras Sagradas produziu arrependimento e o povo se comprometeu em cumprir fielmente a Lei de Deus;
  • No 1º século depois de Cristo os apóstolos uniram-se em íntima comunhão cristã. Através da Palavra de Deus milhares foram convertidos;
  • No século CVI, através de Lutero, Calvino e outros, pelo estudo das Escrituras houve um grande movimento de reforma, de modo que tradições e crenças supersticiosas foram abandonadas;
  • No século XIX iniciado por Guilherme Müller, através do estudo das Escrituras, aprofundando-se em Daniel e no Apocalipse, houve um grande movimento de reavivamento e o resultado foi o nascimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia;
Percebeu? O elemento propulsor sempre presente nesses reavivamentos históricos sempre foi a Palavra de Deus! E não aconteceu diferente no relato bíblico inicial. Ezequiel 37:4 diz: “Ouça a Palavra do Senhor”. Dessa forma os ossos secos se tornaram seres viventes!
O reavivamento só acontecerá se você decidir buscar a Palavra de Deus! Para tanto, crie bons hábitos, tais como:
  • Despertar mais cedo do que o de costume só para buscar a Cristo em oração;
  • Dedicar mais tempo para estudar a Palavra de Deus;
  • Ser sincero e buscar por em prática os ensinos aprendidos na Bíblia.

Em nossos dias, pela graça de Deus, um gigantesco movimento de Reavivamento cristão acontecerá, e como resultado, a igreja de Deus iluminará a terra com a Glória de Deus, milhares se converterão, e finalmente veremos o Senhor retornar.
Tome agora um firme propósito de buscar a Deus e, através de Seu Espírito, ser reavivado! Ossos secos, revivei! 
[Baseado no artigo, de mesmo título, da Revista Adventista edição de julho de 2011, sob a autoria de Alceu L. Nunes]
(Henderson Rogers)