Deputado lança campanha contra o filme "Ted"



O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B/SP) entregou nesta quarta-feira (26) o pedido de reavaliação da classificação indicativa da comédia "Ted", de Seth MacFarlane. O documento foi entregue ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O momento foi registrado pelo político por meio de uma imagem divulgada no microblog Twitter.

Em reportagem do UOL, o Ministério da Justiça afirmou não haver necessidade de suspensão do filme, um pedido que chegou a ser citado por Protógenes, que se inconformou com o conteúdo do filme ao conferir a atração nos cinema ao lado do filho de 11 anos. O desconforto do político com o longa foi registrado no Twitter, o que gerou grande repercussão entre os usuários da internet.

No Twitter, o deputado disse que o longa não deveria ser exibido nem para maiores de 18. "Fiquei chocado e indignado com esse filme. Ele passa a mensagem de que quem consome drogas, não trabalha e não estuda é feliz", comenta. "Não poderia ser liberado nem para 16 nem para 18 anos. Esse filme não pode ser liberado para idade nenhuma. Não deve ser veiculado em cinemas".

A classificação é feita a partir da ocorrência na obra de cenas e conteúdos de sexo e nudez, violência e uso de drogas. O escalonamento entre as seis faixas de classificação se dá de acordo com a intensidade, importância, impacto e o contexto em que tais cenas/conteúdos se apresentam.

"Ted" é uma comédia que mostra a amizade entre um homem e seu urso de pelúcia falante, da infância à idade adulta. Tem Mark Wahlberg e Mila Kunis nos papeis principais e foi dirigido por MacFarlane, conhecido por seu trabalho com as séries de animação adulta "Uma Família da Pesada" e "American Dad", que tem sátiras nos moldes de séries como "Os Simpsons" e "South Park". Em seu país de origem, os Estados Unidos, "Ted" é recomendado para maiores de 17 anos.

(Cinema UOL)



Dirigido por Seth MacFarlane, o longa retrata a relação de amizade entre um fracassado vendedor de carros e seu urso de pelúcia, que fala, anda e fuma maconha. (Veja)

[HR]
A matéria é no mínimo interessante.
Primeiro: no país original do filme, onde uma pessoa é considerada responsável para muitas coisas a partir dos 16 anos de idade, o filme ele não é recomendado para menores de 18 anos! O que dizer do Brasil, que a responsabilidade é atribuída a pessoas que tenham a partir dos 18 anos? No mínimo o sistema de classificação dos filmes deveria ser revisto.
Segundo: apesar de parecer uma atitude de censura, num país que para ALGUMAS COISAS a liberdade de expressão é garantida, a atitude de indignação a um filme que apresente as características citadas é no mínimo louvável. Além do fato que o filme certamente atrairá crianças, justamente pelo ursinho, símbolo da infância, que apesar da aparência, não mostra nenhuma atitude que lhe atribua "fofura" ou admiração.
Contudo, tudo é uma questão de escolha. Apesar da classificação (visivelmente questionável) do filme, só assiste quem quer. Aliás, isso é uma questão de bom senso, ética e princípios! O que você escolherá?

Veja os conselhos bíblicos não só quanto aos filmes, e reflita:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23) - Rei Salomão

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8) - Apóstolo Paulo