Pombos têm GPS embutido


Os pombos têm neurônios capazes de ler o campo magnético da Terra e traduzir estas informações para identificar a posição que eles ocupam no planeta e em que direção estão indo. Em outras palavras, estas aves são equipadas com um GPS natural.

A existência de sensores capazes de perceber o campo magnético da Terra no bico, nos olhos e nos ouvidos dos pombos já era conhecida. A novidade apresentada pela pesquisa publicada na edição desta sexta-feira (27/04/2012) da revista “Science” é a resposta de neurônios posicionados no tronco do encéfalo.

A descoberta feita com pombos também pode valer para outras aves, já que, segundo os autores, “muitos animais confiam no campo magnético da Terra para a orientação espacial e a navegação”. O artigo é assinado por Le-Qing Wu e David Dickman, neurocientistas da Faculdade de Medicina Baylor, de Houston, nos Estados Unidos.

Os cientistas colocaram sete pombos em uma área sem luz e capaz de produzir um campo magnético artificial. Eles então ajustaram este campo magnético em diferentes ângulos e intensidades e, ao mesmo tempo, mapearam a atividade neural dos animais.

Foram identificados 53 neurônios, localizados no tronco do encéfalo, com uma resposta significativa às mudanças do campo magnético artificial. Estas células foram especialmente sensíveis à intensidade mais parecida com a do campo magnético natural da Terra.

“Como a informação das células é usada para orientação e navegação ainda falta ser descoberto, mas nosso achado demonstra uma evidência neural direta da existência de um sentido magnético no cérebro das aves”, conclui o estudo.

(G1)

[HR] Vale ressaltar que o que conhecemos como GPS é algo criado pelo homem, orientando-se através da natureza. Como então imaginar (isso mesmo, pensar assim é uma mera imaginação infundada de raciocínio lógico) que os pombos, como os outros animais e até o ser humano, surgiram do acaso, e evoluíram sem nenhum criador?
A própria natureza, e os seres vivos em geral, em sua incrível complexidade, mostram a infinita impossibilidade de terem surgido do nada, por acaso. Revelam as digitais de um Deus criador. A Bíblia já dizia isso:
"Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos." (Salmo 19:1)