Os Dez Mandamentos só foram dados no Sinai?



Alguns cristãos, evangélicos e católicos, afirmam que os Dez Mandamentos tiveram seu fim ou que foram válidos apenas para os judeus, já que foram concedidos somente ao povo de Israel no monte Sinai, relato descrito em Êxodo 20. Mas será que é assim mesmo? Será que os Dez Mandamentos dados por Deus não são válidos mais nos dias de hoje? Existe alguma base bíblica para acreditar nisso?
Antes de irmos até a Bíblia, você conhece ou lembra dos Dez Mandamentos, também chamado de Decálogo? Só para relembrar então, veja quais são esses mandamentos. Eles estão relatados em Êxodo 20:3-17 e em Deuteronômio 5:7-21. Abaixo, vou transcrevê-los de acordo com a Bíblia na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel, enumerando-os:

Os Dez Mandamentos
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10º Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Observe bem, a fim de entender a conclusão deste artigo, que a primeira parte dessa Lei, do 1º ao 4º mandamento refere-se ao amar a Deus, e a segunda parte, do 5º ao 10º mandamento, refere-se ao amor ao próximo.

Os Dez Mandamentos são válidos para nós hoje?
Pois bem. Agora, tendo em vista todos eles, pense comigo: Será que faz sentido afirmar ou acreditar que os Dez Mandamentos dados por Deus não são válidos, hoje, para toda a humanidade?
Se não são válidos, então significa que hoje o ser humano pode desonrar os pais, certo? Ou então que eles podem adulterar, sem nenhum prejuízo? Ou pior, que eles podem matar normalmente, sem ser isso um mal? Racionalmente, você vai responder que não, não podemos fazer essas coisas. Mas onde na Bíblia está mostrando que não podemos? Simples: esses são 3 dos famosos (ou nem tanto hoje em dia) 10 mandamentos . Então, como acreditar que eles não são válidos? Se eu acredito que eles só foram dados para um povo específico, significa que eu, que não sou judeu, hoje, posso cometer todas as coisas que são ordenadas para não serem feitas. Mas se for assim, eu posso matar, roubar, adulterar, etc... Mas não é assim. Racionalmente, sem ajuda de outros textos da Bíblia, eu posso perceber que os Dez Mandamentos ainda são válidos, e para toda humanidade!
Agora, na Bíblia, podemos encontrar indícios de que os Dez Mandamentos, apesar de na Bíblia estarem escritos a partir do monte Sinai, para o povo de Israel, existiam e foram revelados bem antes deste acontecimento.
Mas antes de mostrar esses indícios, só o fato de saber que essa é a única parte da Bíblia escrita pelo próprio Deus, isso já revela que os Dez Mandamentos são bem especiais, não? Pois bem, segundo Êxodo 31:18, as tábuas de pedra em que foram escritas os Dez Mandamentos, e posteriormente transcritas para a Bíblia, foram feitas pelo dedo do próprio Deus. Será que Ele dedicaria seu tempo, escrevendo em tábuas com as próprias mãos, para que posteriormente isso nem precisasse ser lembrado ou praticado? Obviamente não.

Os Dez Mandamentos são conhecidos desde o princípio
Mas vamos aos indícios que mencionei anteriormente. A Bíblia, através de outros textos, demonstra que, apesar de os Dez Mandamentos serem apresentados completos na Bíblia apenas no acontecimento do monte Sinai, aos judeus, estes já eram conhecidos pela humanidade há muito tempo. Veja bem:
Genesis 35:1-4, antes do povo judeu existir, vemos que Jacó escolheu retirar do meio de sua casa os deuses. Se os Dez Mandamentos só foram apresentados no Sinai, séculos após esse acontecimento, como Jacó sabia que ele não deveria adorar outros deuses, que é justamente o 1º e o 2º mandamento? Isso só indica que estes mandamentos já existiam e já lhe eram conhecidos.
Genesis 2:3, séculos antes do povo judeu existir, revela o que viemos conhecer no 4º mandamento, de como Deus separou o sétimo dia, o dia de sábado, como um dia especial, diferente dos demais. Mas isso já tinha sido revelado desde os tempos em que o mundo foi criado, inclusive a Adão e Eva, que acompanharam o processo da criação de pertinho.
Genesis 4:8, também centenas de anos antes do povo de Israel existir, é relatado que Caim, poucos anos após a saída de Adão e Eva do Jardim do Éden, e pouco tempo depois da criação do planeta Terra, matou a seu irmão Abel. Se os Dez Mandamentos só foram dados no monte Sinai então Caim não teria culpa em matar seu irmão e não teria pecado algum, pois não existiria o 6º mandamento que diz: “não matarás”. Mas não é assim que a Bíblia diz. O próprio Caim sabia que tinha pecado, por isso resolveu esconder esse acontecimento (cf. Gen.4:9,13). Isso indica que os Dez Mandamentos já eram conhecidos desde a criação.
Genesis 39:7-9 relata que um dos filhos de Jacó (que foi chamado Israel), bem antes do evento no monte Sinai, José, não quis adulterar porque assim estaria pecando contra Deus e contra o marido da mulher que queria cometer adultério com José. Como ele saberia que isso era pecado, segundo o 7º mandamento, se os Dez Mandamentos só vieram a ser apresentados no monte Sinai, anos depois?
Gênesis 44:8 revela a cautela que os filhos de Jacó tinham para não roubar. Se isso não era proibido, já que os Dez Mandamentos ainda não tinham sido revelados no monte Sinai, por que eles achariam isso errado? Mais um indício de que os Mandamentos já lhe eram conhecidos.

O Sábado
Vale ressaltar que, quando muitos ditos cristãos dizem que os Dez Mandamentos não são mais válidos, ou que só foram dados aos judeus, na verdade só se referem ao 4º mandamento, que diz que o sétimo dia, o sábado deve ser guardado. Dizem isso apenas por conveniência, mas contrariando a Palavra de Deus. Aliás, veja o que está escrito em Tiago 2:10: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Sendo assim, não há desculpa para não guardar sequer um dos 10 mandamentos, porque qualquer um que transgride um deles, mesmo guardando os outros, torna-se culpado de todos! Para mais informações sobre o 4º mandamento clique aqui, e leia os posts sobre este assunto.

Concluindo, tais indícios expostos só evidenciam que a Lei dos Dez Mandamentos já tinha sido apresentada à humanidade desde a criação do mundo. A pergunta em questão é: e por que só a partir do evento no monte Sinai é que nós ficamos conhecendo os 10 Mandamentos de maneira consecutiva? Simples. O povo de Israel havia passado cerca de 430 anos com o povo egípcio e alguns haviam corrompido seus costumes (a própria Bíblia é clara quanto ao perigo da companhia errada) e precisavam ser relembrados disso. Foi aí que no monte Sinai Deus deu por escrito as tábuas que continham os Dez Mandamentos, para a lembrança do povo naquela época e para o registro e ensino perpétuo para toda a humanidade. Afinal, Deus não muda de ideia, Ele é perfeito e sua sabedoria e ensinos duram para sempre, segundo Isaías 40:8, Salmo 100:5, salmo 119:142. Além do mais, assim como o Senhor é perfeito, a Sua Lei também é perfeita (Salmo 19:7).
A própria afirmação de Romanos 7:7 de que o que define o pecado é justamente a transgressão, ou desobediência a Lei, mostra que, uma vez que a Lei for anulada, não tem o que definir o pecado. Portanto, a Lei existe, é válida, não só para os judeus mas para toda a raça humana e necessita ser obedecida para o nosso bem, e para o bem do nosso próximo, afinal, obedecê-la é amar a Deus e ao nosso próximo, segundo recomendou o Senhor Jesus em Marcos 12:33. Após refletir nesse assunto, que o seu desejo e reconhecimento seja como o do rei Davi: “Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.” (Salmo 119:97).

(Henderson Rogers)