Besouro se orienta com a ajuda das estrelas



Pesquisadores suecos descobriram que um inseto sul-africano com nome um tão desprezível como rola-bosta na verdade é um expert em geolocalização. Os cientistas constataram que o besouro, que se alimenta de esterco, se orienta pelo brilho da Via Láctea. Com as luzes do céu, ele tem certeza de que está rolando as bolas no sentido reto e não andando em círculos.

Embora a visão dos besouros não seja muito boa a ponto de distinguir uma constelação da outra, os rola-bosta usam a variação da luz dada pela Via Láctea. Foi a primeira vez que se constatou que um  inseto se guia pelo céu, o que põe o rola bosta em pé de igualdade com humanos e pássaros em senso de direção.

A grande questão que envolve a eficiência na orientação é impressionar as fêmeas com a quantidade de provisão – no caso, o excremento - para a futura prole. Portanto rolar as bolas em linha reta também representa uma chance maior de sucesso reprodutivo. É sabido que rivais tendem a ultrapassar outros machos e reivindicar o montinho. Senso de orientação e se locomover usando as menores distâncias possíveis então são essenciais. 

A descoberta foi acidental. A equipe estava pesquisando como os besouros usam os padrões de luz da lua para continuarem no caminho reto, quando observaram que mesmo na lua nova eles continuavam o padrão. “Mesmo em noite sem lua, apenas com estrelas, eles continuavam a andar em linha reta. Ficamos impressionados com isto”, disse Eric Warrant da Universidade de Lund, na Suécia, e um dos autores do estudo publicado no periódico científico Current Biology .

(Último Segundo)

[HR] Descobertas como essa facilmente faz qualquer crítico, cético ou não, perder a fé no evolucionismo. Isso mesmo. Para acreditar que o acaso teve a capacidade de gerar seres altamente complexos, e besouros que se orientam pelas estrelas é necessário de muito mais fé do que para crer em um Criador que fez cada criatura com muito planejamento e propósito. Simples assim. De fato, "não tenho fé suficiente para ser ateu".