Saltos altos podem causar problemas de saúde



O uso de saltos altos pode causar problemas sérios e dores no futuro de muitas mulheres, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Boston, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, escolhas ruins de sapatos na juventude podem resultar em dores no pé durante a idade adulta e a velhice.

O estudo foi feito com 3.378 homens e mulheres, e mostrou que os homens não têm tantas reclamações sobre dores nesta região, principalmente porque os sapatos usados por eles são mais confortáveis e ortopédicos. Dores no pé e nos dedos estão entre os motivos mais comuns que idosos entre 65 a 74 anos visitam os médicos, de acordo com o estudo.
Os participantes do estudo responderam a um questionário dizendo se sentem dor, ardência ou rigidez em um ou nos dois pés. As pessoas também informaram aos pesquisadores que tipo de calçados utilizaram em cinco épocas da vida. Os sapatos eram divididos em três grupos:
Bons: sapatos de baixo risco, como tênis atléticos ou comuns
Normais: sapatos que apresentam algum risco, como tênis com sola de borracha ou botas de trabalho
Ruins: calçados de alto risco, que não oferecem suporte ou estrutura ao pé, como saltos altos e chinelos
A pesquisa descobriu que 19% dos homens e 29% das mulheres afirmam sentir dor nos pés frequentemente.

As mulheres que afirmaram utilizar bons sapatos no passado têm 67% menos chances de ter dores na parte frontal do pé, em comparação com as que usam sapatos normais. “Pesquisas mais aprofundadas são necessárias, mas as jovens devem fazer escolhas cuidadosas sobre o tipo de calçados para evitar dores no futuro”, afirma Alyssa Dufour, pesquisadora da Universidade envolvida no estudo. Dufour também chama a atenção que exercícios de alongamento ajudam a aliviar o efeito do salto alto nas dores.