Um Século e Meio Unidos para a Missão


Hoje, dia 18 de maio, foi o dia que a sede mundial da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) escolheu como a data de celebração aos 150 anos de organização dessa denominação que, tem se destacado, entre outras coisas, pela grande contribuição que tem dado à sociedade.

A organização, que ocorreu em 21 de maio de 1963 nos Estados Unidos, contribuiu para que hoje essa igreja tivesse 139.222 templos e congregações, presentes em 208 dos 232 países do mundo, que têm sua mensagem pregada em 927 idiomas e dialetos.

Hoje são aproximadamente 17 milhões e meio de membros, liderados por 17.500 líderes eclesiásticos - chamados de pastores - e 232.000 funcionários. 

Os benefícios oferecidos à sociedade, podem ser contabilizados por meio dos valores propagados e praticados por meio dos 1.500 projetos humanitários da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), bem como pelos 579 hospitais e clínicas, 36 orfanatos, 20 fábricas de alimentos, 126 emissoras de TV e Rádio, 62 editoras, 7.800 escolas e universidades, 1.700.000 de alunos de 150 países orientados por 77.200 professores.

Em tempos de desconfiança e de preconceito gerados por muito mau exemplo de religiosos ditos "cristãos" e até "evangélicos" - seja por escândalos de corrupção, pedofilia, entre outros - vale apena avaliar a credibilidade de um movimento religioso por sua história, contribuição e mensagem.

É por isso que em homenagem a este movimento dos adventistas do sétimo dia, o blog #NaContramão estará trazendo periodicamente notícias, vídeos, testemunhos e histórias, e também refletindo um pouco em mensagens e doutrinas bíblicas por eles pregadas e praticadas, que os tornam uma denominação bem peculiar e singular, em meio a milhares de tantas outras no mundo. Afinal, exemplos que transformam e inspiram, precisam ser divulgados. Acompanhe e conheça, nem que seja apenas para criticar. E lembre-se que para criticar você ao menos precisa conhecer.

Encerro com as palavras da escritora norte-americana Ellen White, uma das pioneiras deste movimento, no livro Testemunhos Seletos, v. 3, p. 443: 

“Ao recapitular nossa história passada, havendo revisado cada passo de progresso até o nosso nível atual, posso dizer: Louvado seja Deus! Ao ver o que Deus tem realizado, encho-me de admiração e de confiança na liderança de Cristo. Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a maneira em que o Senhor nos tem guiado, e os ensinamentos que nos ministrou no passado”.

Informações da IASD de Araçoiaba-PE