Perfeita Paz

“Tu guardarás em perfeita paz todos os que em ti confiam, aqueles cujos propósitos estão firmes em ti.” (Isaías 26:3, NVT)

Este verso está inserido nos dias do profeta Isaías, cuja cidade Jerusalém tinha uma certa fortificação (v. 1) e, o que o poder humano não podia fazer, o poder divino fez. A Assíria, por exemplo, empreendeu uma tentativa de invasão, liderada por Senaqueribe, mas não logrou êxito. Deus fez de Jerusalém uma fortaleza, um lugar de salvação para o povo de Deus, cujos muros tornaram-se intransponíveis.

Entretanto, este capítulo contém pinceladas alusivas a um período diferente do tempo de Isaías: o verso 2 diz que os habitantes desse lugar eram uma nação santa e fiel e o verso 3 torna mais evidente essa ideia quanto ao tempo, ao dizer que o Senhor guardaria em perfeita paz todos os que nEle confiassem.

Quando Cristo habitou entre nós, ele disse que nos deixaria a Paz (João 14:27). Ele falou isso, mesmo sabendo das perseguições, guerras, tragédias e morte que Seus discípulos enfrentariam. Isso porque a Paz que Jesus dá independe das circunstâncias. Ela pode ser obtida mesmo no meio de uma perseguição ou de diversos outros problemas e dificuldades. Não é uma paz temporária que o mundo oferece quando há ausência de guerras. Também não é uma paz hipócrita proferida por alguns que saúdam “a paz do Senhor” apenas para os seus, mas que com seu temperamento, suas atitudes e palavras, demonstram estar vivendo e perdendo uma guerra emocional e espiritual. 

A Paz que Cristo oferece é refletida no semblante feliz, num temperamento sereno mesmo diante de tribulações, e numa vida fervorosa que tranquiliza e motiva as pessoas ao redor daquele que a recebeu. E ela é possível para todo aquele que aceita ao Senhor Jesus e tem em sua vida a presença do Espírito Santo. Ela é transformadora, porque sempre está aperfeiçoando aquele que a recebe. Ela é enriquecida com a Esperança da breve volta de Jesus e traz a certeza de que o Céu é o nosso Lar. A paz que vem de Cristo é capaz de aliviar o cansaço daqueles que carregam fardos insuportáveis em sua vida. E, sendo Cristo exatamente aquilo que Ele oferece, a paz é o próprio Jesus.

Assim, a paz perfeita do reino de Deus pode ser desfrutada agora mesmo, porque o reino já está entre nós (Lucas 17:21). Mas ela também será a herança dos santos no reino de Deus, “aqueles cujos propósitos estão firmes” no Senhor (v. 3), onde o Apocalipse chama de Nova Jerusalém (Apocalipse 21:1-2).

Portanto, essa é uma profecia de múltipla referência, quando ela se refere a momentos distintos. Porém, mais importante do que compreender termos técnicos como esse, precisamos entender a Paz perfeita e quem a dá. Você gostaria de obtê-la? Basta buscá-la no Senhor e confiar. Que a Paz eterna oferecida por Cristo seja constante em sua vida!

#EstudeaBíblia #NaContramão