Papa perdoará fiéis que participarem da Jornada Mundial da Juventude!?

Imagem: Google Imagens
O Vaticano divulgou a oferta de indulgência --perdão fora dos sacramentos pelos pecados já perdoados-- aos fiéis que participarem da Jornada Mundial da Juventude, a ser realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro. A novidade, que é mais uma tentativa da Igreja Católica recorrer às mídias sociais para se conectar com os católicos em todo o mundo, beneficia tanto aqueles que participarem presencialmente como os que acompanharão virtualmente ou a distância o evento.

Em entrevista ao jornal italiano "Corriere della Sera", o arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho de Comunicação Social, recomendou, no entanto, que os fiéis tenham cuidado. "A indulgência não poderá ser obtida com a mesma facilidade com que se obtém um café da máquina."

Para beneficiar também os fiéis que não tiverem condições de embarcar para o Brasil, a Sagrada Penitenciária Apostólica do Vaticano também estendeu o privilégio para aqueles que seguem os "ritos e exercícios de piedade" do evento na televisão, rádio e através da mídia social. Mas, como ressaltou o documento, não basta seguir o papa no Twitter, é preciso participar, ainda que a distância, da Jornada Mundial da Juventude.

"Não é suficiente apenas assistir a uma missa online ou acompanhar ao vivo o pontífice em seu iPad. Estes são apenas dispositivos. O que realmente conta é que as mensagens produzam frutos espirituais autênticos no coração de todos os que acompanham a distância", diz Celli, que explica que mesmo os fiéis que não estiverem no Rio de Janeiro vão se "sentir envolvido".


[HR] Com todo o respeito aos meus irmãos católicos, não pude deixar passar essa em branco, apesar de já ter deixado passar diversas notícias sobre os inúmeros gastos aos cofres públicos, com a vinda do papa ao Brasil.

Talvez até, com essa notícia de que o papa irá perdoar mesmo os que não puderem estar presentes no evento, haja alguém que ache legal, por ele estar estendendo a oportunidade a quem não participará da Jornada Mundial da Juventude da igreja católica - afinal, talvez seja essa a ideia. Porém estamos tratando de um ponto fundamental, um detalhe que faz toda a diferença. Não estamos tratando da transmissão do evento, que quanto mais aberta melhor, estamos tratando de um atributo que não é humano, não foi dado a homem nenhum, por maior ou melhor que este seja - o de perdoar pecados.

Veja o que a Bíblia (a maior autoridade eclesiástica, por ser a Palavra de Deus, que imaginava que até a igreja católica considerava assim) diz:

"Quem pode perdoar pecados, senão Deus?" (Marcos 2:7)

Preciso comentar algo mais? Só Deus é quem pode perdoar pecados! E, melhor ainda, não precisa acompanhar nenhuma jornada, nenhum culto ou evento para isso, a Bíblia apresenta a condição para o perdão dos pecados, oferecido gratuitamente por Deus:

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:9)

Confessar o pecado (em humilde arrependimento) é o que é necessário para obter o perdão autêntico dos pecados, perdão esse que só Deus, por meio de Jesus Cristo, pode oferecer (Efésios 2:5-9). E esse dom de Deus isso é gratuito, para que ninguém se glorie ou use de corrupção, contrariando as indulgências oferecidas pela igreja católica que desde a Idade Média são vendidas, quer a preço de terrenos, posses, dinheiro, ou participação dos fiéis em eventos! Gratuito!

Portanto, se você busca realmente o perdão de Deus, já sabe... Ele não vende, e nem delegou homem algum para dar o dom que só Ele pode dar, o perdão dos pecados. Pense nisso!