I Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa


Na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, acontecerá o I Fórum Alagoano de Liberdade Religiosa e Cidadania realizado pela instituição mais antiga em atividade no mundo que trata da liberdade religiosa, a International Religious Liberty Association (IRLA) - fundada em 1893, em conjunto com a Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC), e do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE-AL) e contará com o apoio da Divisão Sul-Americana da IASD.

O evento tratará do seguinte tema: "O cidadão e suas crenças no Estado Democrático de Direito", acontecerá às 19h30, na Procuradoria Geral de Justiça, sede do Ministério Público Estadual de Alagoas (Rua Dr. Pedro Jorge Melo e Silva, nº 79, Poço, Maceió-AL) e será aberto ao público (sem necessidade de qualquer tipo de inscrição prévia), dando direito gratuitamente a certificado de participação a todos os que presenciarem [1].

Entre os palestrantes, o encontro contará com a participação do Procurador Geral de Justiça do Estado de Alagoas - Eduardo Tavares, o Promotor de Justiça Magno Alexandre, o Diretor Executivo da IRLA na América do Sul - Edson Rosa, o Presidente da ABLIRC  Samuel Gomes de Lima, a conselheira da ABLIRC Anna Cecília Americano Bonamico, o conselheiro da ABLIRC Enildo Nascimento, além de várias autoridades civis, acadêmicas e religiosas. Nele serão debatidos temas como "Aspectos Constitucionais da Liberdade Religiosa" e "A violação do Direito à Liberdade de Crença como semente do genocídio cultural e religioso".

Os palestrantes estarão também presentes no sábado, dia 18, na Igreja Adventista Central de Maceió (localizada na Ladeira Eustáquio Gomes de Melo, ladeira da catedral, 149, centro), a partir das 15hs, e pela manhã estarão distribuídos em outras igrejas do distrito [2].

Segundo Presidente da ABLIRC, Samuel Gomes de Lima, "Maceió oferece todas as condições para se tornar referência nacional no trato das questões envolvendo a liberdade religiosa  ao estabelecer seu 1º Fórum sobre o tema na sede do Ministério Público, uma das instituições mais respeitadas pela sociedade" [3].

Fica aqui nossa indicação de participação, e ao mesmo tempo convite, pois vale a pena participar e reunir representantes de todas as denominações religiosas, bem como todos os interessados pela Liberdade Religiosa no estado, e usufruir deste evento inédito (em comparação, em 2011, o estado de São Paulo já estava em sua 22ª edição) e tão necessário para o estado de Alagoas.

[1] segundo Leandro Alencar, vice-diretor do Colégio Adventista de Maceió
[2] segundo Missão Alagoas da IASD