Feliz Natal hoje, amanhã e sempre!



Mais um natal se aproxima. Luzes piscando. Músicas tocando. Crianças sorrindo. Casas arrumadas. Mesas fartas. Presentes sendo distribuídos. Famílias reunidas. Sinos tocando. Nostalgia no ar...
Eis, quem sabe, a data mais comemorada em todo o mundo. E que festa! Porém, você tem refletido no motivo dessa festa? Quais são os pensamentos ao comemorar o natal? Por que o natal existe? Será que realmente devemos comemorar o natal?
Quando refletimos sobre essa data, essas e outras perguntas pode nos vir à mente, e certamente precisamos ter as respostas delas.

A origem do Natal
É importante mencionar que não há nenhuma evidência que indique ser natal o dia em que o mundo inteiro o comemora. Aliás, o único livro que fala sobre o nascimento de Jesus Cristo - que define o natal - é a Bíblia, e ela não indica que o nascimento de Jesus tenha sido no dia 25 de dezembro. Pelo contrário. A Bíblia mostra que na noite em que Jesus nasceu alguns pastores estavam com suas ovelhas, apascentando no campo. Sendo assim, seria impossível que isso ocorresse em dezembro visto que nessa época, inverno, não teria como estar a céu aberto, à noite, com as ovelhas, a não ser que as quisessem congelar, bem como a eles mesmos, devido a baixíssima temperatura comumente registrada nesse período.
Mas então, por que comemora-se nesse dia? Pois bem, o catolicismo (que muitos o generalizam como sendo o cristianismo) com o passar dos anos acabou adotando muitas comemorações pagãs. Isso mesmo. A fim de atrair mais pessoas, certas concessões foram feitas. O papa Gregório, por exemplo, aconselhava a seus fiéis que também considerassem santos os lugares e as datas consideradas santas pelos pagãos. O “dia de todos os santos” e a “Festa de São João” originaram-se dessa maneira. Foi assim que em Roma, em meados do ano 350, que o papa João I proclamou que o natal deveria ser comemorado dia 25 de dezembro.

Devemos comemorar o natal?
Não sendo nós católicos ou pagãos, e querendo apenas seguir as orientações bíblicas e não preceitos ou tradições criados por homens, devemos comemorar o natal? A Bíblia não revela a data do nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, o único dia que Bíblia recomenda ser observado é o sétimo dia, o sábado, como rememoração semanal de que somos criaturas de Deus (Êxodo 20:8). E definitivamente Natal não significa comer muito e receber muitos presentes. Não está centrado em Papai Noel e nem em Árvores de Natal. Não tem a ver com extravagância, gastar muito, nem é sinônimo de ostentação. Aliás, tais características não tem nada a ver com Jesus. É mais do que certo que com o passar dos anos o foco do natal foi desviado totalmente. Porém, eu preciso dizer: o Natal não é uma festa pagã. O dia 25 de dezembro sim. O Natal é mais que real. Jesus nasceu e isso precisa ser comemorado sempre! Não se deve confundir as coisas.
Sendo assim, não vejo melhor oportunidade do que essa data em que as famílias se reúnem, em que os sentimentos estão aflorados, para testemunhar o fato de que Jesus veio a esse mundo como um simples e frágil ser humano, acontecimento que marcou a história do universo, para proporcionar salvação e esperança para toda a humanidade. Isso mesmo. Não que essa data deva ser usada como um dia sagrado, religioso, por meio do qual se obtém a salvação. Muito menos como um dia de glutonaria, bebedeiras, danças e orgias, e fruto do consumismo, como o mundo costumeiramente o vê. Mas como uma das maiores oportunidades para anunciar que “um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Isaías 9:6)

Como então comemorar o Natal?
Há um texto bíblico que para mim resume o que é o natal. Está localizado em João 3:16:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna”.
Baseado nesse texto, pelo menos 3 coisas devem ser feitas, não só no dia 25 de dezembro, mas em todos os dias em que soubermos que Jesus é o verdadeiro sentido do natal. 

1. Deus amou e nós devemos amar!
O amor é o dom supremo de Deus. Aliás, a Bíblia o identifica como o próprio Deus. Sendo assim, Natal é dia de amar. Amar ao nosso próximo, amar a Deus. Amar nossos inimigos (por mais difícil que pareça) e amar aqueles que não conhecemos também. Obviamente, o amor não se resume a uma palavra, mas identifica-se por meio de ações. Ninguém melhor do que os pais e os apaixonados para saberem como se ama e como demonstrar o amor. Sendo assim, nesse dia, ame. Porque Deus amou, ame. Procure pensar como os pais e os apaixonados pensam e praticar o que eles praticam para com os conhecidos, os desconhecidos e para com Deus.

2. Deus deu, e nós devemos dar! 
Isso é totalmente contrário à natureza do ser humano. Melhor forma de perceber isso é analisar o desenvolvimento de um bebê. Tudo ele quer. Se não tem, ele chora. Só quando vai crescendo, e os pais vão educando, é que ele pensa em partilhar. E é justamente isso que o Natal significa. Partilhar. Deus deu e nós também devemos dar. Dar àqueles que necessitam. Alimentos, roupas, abrigo àqueles que provavelmente passarão a noite de natal sem ter essas coisas. Dar amor. Afinal, isso também é amar. É fazer com que todos tenham a oportunidade de ter um “Feliz Natal”.

E por último, Deus deu a oportunidade para acreditarmos, e nós também devemos dar, a fim de proporcionar a vida eterna!
Uma vez que a fé, baseada nas evidências bíblicas, proféticas, históricas, arqueológicas, entre outras, nos proporciona acreditarmos na existência de Deus, e dessa forma sentirmos a Deus e nos comunicarmos com Ele, também precisamos espalhar as boas novas, testemunhar do amor de Cristo, e dar a oportunidade de que as pessoas aceitem e experimentem o amor de Cristo, pois é só através disso que a humanidade pecadora tem esperança, por meio da Salvação que só pode ser ganha por meio de Jesus Cristo.

Concluindo, gostaria de repetir que dessa forma o Natal não deve ser apenas no dia 25 de dezembro mas em todos os dias do ano, pois essa é a verdadeira razão do Natal. Assim sendo, desejo que todos tenham verdadeiramente um Feliz Natal, resumido em amar, dar e proporcionar a fé, e que você receba o verdadeiro presente natalino, que é a presença do Senhor Jesus em sua vida, em seu coração. Assim sendo, feliz Natal hoje, amanhã e sempre!

(Henderson Rogers)