O rico significado do descanso sabático



Para todos quantos recebem o Sábado como sinal do poder criador e redentor de Cristo, ele será um deleite. Vendo nele Cristo, n’Ele se deleitam. O Sábado aponta para as obras da Criação, como uma evidência do Seu grande poder em redimir. Enquanto evoca a perdida paz edénica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. E tudo na Natureza repete o Seu convite: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.” Mateus 11:28.

O Sábado é um elo de ouro que une o Seu povo a Deus. 

(Ellen G. White, Maranata - o Senhor Vem (Meditações Matinais, 1977). p. 242, CPB)

Assim como o Sábado foi o sinal que distinguiu Israel quando saiu do Egito para entrar em Canaã, é também o sinal que deve distinguir o povo de Deus que sai do mundo para entrar no repouso celestial. O Sábado é um sinal do relacionamento entre Deus e o Seu povo, um sinal de que este honra a lei de Deus. É o que faz a distinção entre os fiéis súbditos de Deus e os transgressores.

Do meio da coluna de nuvem, Cristo declarou, sobre o Sábado: “Certamente guardareis os Meus sábados; porquanto isso é um sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica.” Êxodo 31:13. Dado ao mundo como o sinal do Criador, o Sábado é também o sinal de Deus como nosso Santificador. O poder que criou todas as coisas é o que torna a restaurar a alma à Sua própria semelhança. Para os que guardam o Sábado, esse dia é o sinal da santificação. A verdadeira santificação consiste na harmonia com Deus, na imitação do Seu caráter. Essa harmonia e semelhança são alcançadas pela obediência aos princípios que são a transcrição do Seu caráter. E o Sábado é o sinal da obediência. Aquele que de coração obedecer ao quarto mandamento obedecerá a toda a lei. Será santificado pela obediência.

(Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, vol. 6, pp. 349 e 350, CPB)

“Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente, guardareis os Meus sábados: porquanto isto é um sinal entre Mim e vós, nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifico.” “Entre Mim e os filhos de Israel será um sinal, para sempre” (Êxo. 31:12 e 13, 17).

Deus deu o Sábado ao Seu povo para ser um sinal perpétuo do Seu amor e da Sua misericórdia, e da sua obediência. Ao descansar neste dia e ao Se restaurar, também desejava que o Seu povo descansasse e se restaurasse. Deveria ser uma lembrança constante para eles de que foram incluídos no Seu concerto da graça. Ao longo das vossas gerações, disse Ele, o Sábado será o Meu sinal, o Meu penhor, de que Eu sou o Senhor que vos santifica, que vos escolhi e separei como o Meu povo especial. E ao santificarem o Sábado, darão testemunho às nações da Terra de que vocês são o Meu povo escolhido.

(Ellen G. White, Review and Herald, 28 de outubro de 1902)