Uma nova criação



A transformação de coração representada pelo novo nascimento só pode acontecer apenas pela efetiva atuação do Espírito Santo. Só Ele nos pode purificar de toda a impureza. Se Lhe for permitido moldar e ajustar o nosso coração, seremos capazes de discernir o caráter do reino de Deus, e compreender a necessidade da mudança que deve ser feita antes de termos entrada neste reino. O orgulho e o amor próprio resistem ao Espírito de Deus. Toda a inclinação natural da alma se opõe à transformação da altivez e soberba na mansidão e humildade de Cristo. Se quisermos, porém, caminhar na vereda da vida eterna, não devemos escutar as insinuações do eu. Com humildade e contrição devemos suplicar ao nosso Pai celestial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto” (Sal. 51:10). À medida que recebemos a luz divina e cooperamos com a iniciativa do Céu, tornamo-nos “nascidos de novo” e livres da mancha do pecado pelo poder de Cristo.

(Ellen G. White, E Recebereis Poder [Meditações Matinais, 1999], p. 24, CPB)


“Se alguém está ligado a Cristo, transforma-se numa nova pessoa; as coisas antigas passaram; tudo nele se fez novo.” II Co. 5:17. Mediante o poder de Cristo homens e mulheres têm quebrado a cadeia do hábito pecaminoso. Têm renunciado ao egoísmo. O profano tem-se tornado reverente; o bêbado, sóbrio; o pervertido, puro. Pessoas que tinham semelhanças com Satanás, transformaram-se na imagem de Deus. Essa transformação é em si mesma o milagre dos milagres. Uma mudança, operada pela Palavra, é um dos mais profundos mistérios da mesma Palavra. Não o podemos compreender; apenas podemos crer, conforme declaram as Escrituras, que é “Cristo em vós, esperança da glória”. Col. 1:27. …

Renunciando a tudo o que poderia impedi-lo de progredir em direção ao alto, ou de levar a desviar os pés de alguém do caminho estreito, o crente revelará, na sua vida diária, misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade e o amor de Cristo.

O poder de uma vida mais elevada, mais pura e mais nobre é a nossa grande necessidade. O mundo tem ocupado demasiado os nossos pensamentos, e o reino de Deus muito pouco.

Nos Seus esforços para alcançar o ideal de Deus, o cristão não deve desesperar de coisa alguma. A perfeição moral e espiritual mediante a graça e o poder de Cristo é prometida a todos. Jesus é a fonte de poder, a origem da vida.

(Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 476-478, CPB)

Embora o mundo esteja sob o cuidado de Deus, e os anjos recebam ordens para servirem em todas as partes do mundo, ainda assim a Igreja é o alvo especial do amor e do cuidado de Deus. Na Igreja, Ele está a fazer experiências de misericórdia e amor, e atraindo homens para Si. Através da graça de Cristo, uma transformação incrível está a ter lugar no coração dos homens corruptos. A obra realizada no caráter dos pecadores através da graça de Cristo é uma obra maior do que realizar um milagre no corpo dos homens. A velha natureza carnal morre, e surge uma nova criatura segundo a semelhança de Cristo. Perante esta poderosa obra, os anjos olham e regozijam-se. Veem que, nesta Terra amaldiçoada pelo pecado, Cristo tem as Suas escolas de formação. Ele pega nos filhos ignorantes das trevas e da ira, e leva-os como súbditos voluntários aos Seus pés, para aprenderem com Ele, para se tornarem obreiros juntamente com Deus; para que usem o jugo de Cristo e levem a Sua carga, identificando os seus interesses com os interesses e os prazeres do Céu. Ele tem em vista um exército bem treinado e disciplinado, em quem pode depositar os seus bens e confiar que melhorarão os Seus talentos, multiplicando-os ao emprestá-los aos cambistas; a quem poderá por fim dizer: “Bem está, bom e fiel servo. … entra no gozo do teu senhor” (Mat. 25:23). – 

(Ellen G. White, Review and Herald, 19 de dezembro de 1893)