A promessa dos últimos dias


Estamos a viver nos últimos dias, numa altura em que podemos esperar muito do Senhor. Estas palavras deveriam levar-nos ao trono da graça para reivindicar d'Ele grandes coisas. Aqui é-nos feita a promessa de que sobre homens e mulheres, sobre os nossos filhos e filhas virá o Espírito Santo; e “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32). Isto apresenta a obra magnífica que deve ser realizada, para a qual precisamos, todos os dias, no nosso coração, do poder de Deus para converter. É nosso privilégio experimentar isto. O Céu está repleto de bênçãos, e temos o privilégio de suplicar para nós as ricas promessas de Deus. Precisamos de buscar o Senhor dia e noite para que saibamos exatamente que passos dar e o que devemos fazer.

O Senhor tem um trabalho especial a fazer por nós individualmente. Ao vermos a maldade do mundo trazida à luz nos tribunais de justiça e publicada nos jornais diários, aproximemo-nos de Deus, e, pela fé viva, apropriemo-nos das Suas promessas, para que a graça de Cristo se manifeste em nós. Podemos exercer uma influência, uma poderosa influência, no mundo. Se o convincente poder de Deus estiver connosco, seremos habilitados a levar à conversão pessoas que estão no pecado.

A nossa simplicidade realizará muito nesta obra. Não devemos procurar chegar a elevadas posições ou alcançar o louvor dos homens. Não devemos ter o alvo de ser os maiores. A nossa única finalidade deve ser a glória de Deus. Devemos trabalhar com toda a inteligência que Deus nos deu, colocando-nos no canal de luz, a fim de que venha sobre nós a graça divina que nos molde e forme à semelhança divina. O Céu está à espera de derramar as suas mais ricas bênçãos sobre os que se consagrarem à obra de Deus nos últimos dias da história do mundo. Seremos provados e testados; podemos ser chamados a passar noites em vigília; mas que essas horas sejam passadas em fervorosa oração a Deus, para que Ele nos dê entendimento e nos avive a mente para discernirmos os privilégios que são nossos.

Não revelemos uma religião desfavorável. Que não haja disputas sobre quem será o maior, mas que cada um procure grandeza na humildade, para uma compreensão da vontade do Senhor. Nestes últimos dias da história da Terra, Deus quer que sejamos homens e mulheres livres. Enquanto se pratica maldade de todos os tipos por aqueles que não seguem os conselhos de Deus, devemos permanecer como um povo que está dotado com o Espírito de Deus, porque O buscamos de todo o coração. …

Devemos ser Suas testemunhas, não só pelas palavras que saem da nossa boca, não só por pregamos Cristo, mas vivendo a verdade, tendo a Testemunha viva no nosso coração. Quando o grande dia de Deus vier, e aqueles que seguiram Cristo estiverem claramente revelados pela luz de Deus que brilha sobre eles, aqueles que nessa altura provaram ser infiéis perguntar-se-ão: Porque é que não falei da verdade como a conhecia? Porque é que não a vivi? Porque é que não proclamei a verdade com coração, alma e voz santificados? Estes serão os pensamentos que surgirão quando pensarem no que poderiam ter feito, mas não fizeram. Meus irmãos e irmãs, rogo-vos no nome de Jesus de Nazaré que passem muito tempo em oração, e no estudo da Palavra, para que possam compreender as promessas que vos foram apresentadas. 

(Ellen G. White, Review and Herald, 1 de abril de 1909)