A oração é a vida da alma

Imagem: Google imagens/Rede Maranatha

Cristo é a nossa única esperança. Venham a Deus no nome d’Aquele que deu a Sua vida pela do Mundo. Confiem na eficácia do Seu sacrifício. Mostrem que o Seu amor, a Sua alegria, estão na vossa alma, e que, por isso, a vossa alegria é completa. Em Deus está a nossa força. Orem muito. A oração é a vida da alma. A oração da fé é a arma pela qual podemos resistir com êxito a cada assalto do inimigo.
(Ellen G. White, Signs of the Times, 24 de agosto de 1904)

Nada a não ser uma profunda experiência pessoal nos capacitará a resistir ao teste das provações e tentações que havemos de enfrentar na luta Cristã. Demasiadas vezes sentimo-nos bem quando tudo corre suavemente; mas quando as dúvidas assaltam a mente, e Satanás sussurra as suas sugestões, a nossa defesa desaparece, e rapidamente cedemos às artes do tentador, mal fazendo um esforço para lhe resistir e expulsá-lo. Não é suficiente ter bons impulsos. A alma deve estar fortificada pela oração e pelo estudo das Escrituras. Munido com estas armas, Jesus enfrentou o nosso astuto inimigo no campo de batalha, e venceu-o. Todos podemos vencer na Sua força; mas não nos justificará supor que podemos dispensar a Sua ajuda. Ele diz: “Sem Mim nada podereis fazer” (João 15:5). Mas nenhuma pessoa realmente humilde que ande na luz, assim como Cristo está na luz, será apanhada pelos enganosos ardis de Satanás.

Será necessário um esforço constante da nossa parte para resistir às tentações que temos de enfrentar diariamente. O mundo está contra nós; os Cristãos nominais estão contra nós; e Satanás está contra nós, determinado a resistir a todos os esforços que fazemos para avançar na vida divina. Ele está atento a cada oportunidade para se interpor entre nós e o nosso Criador. Ele infiltrar-se-á nas muitas preocupações para que não tenhamos tempo para ler a Bíblia e orar. Porém, não estamos sozinhos na nossa luta contra os poderes das trevas, e não nos deveríamos deixar separar da Fonte da nossa força.
(Ellen G. White, Signs of the Times, 5 de março de 1885)

Se queremos crescer em Cristo, a nossa Cabeça Viva, temos de fazer da oração uma necessidade diária, não só em privado, mas também em família. É porque oramos tão pouco que as nossas orações não são mais urgentes e inteligentes. Na oração estamos em comunhão com Deus e conhecemo-l’O pessoalmente. Que privilégio podermos aproximar-nos d’Ele pela fé, apresentando as promessas dadas na Sua palavra. Que estas promessas seguras nos possam encorajar e refrescar, advogando a nossa grande necessidade como a razão por que elas se devem cumprir. Aprendamos a simples arte da fé, compreendendo melhor cada dia como nos aproximarmos do nosso Pai Celestial. Observemos os Seus mandamentos como filhos obedientes, e depois descansemos na Sua Palavra, confiando que Ele certamente fará o que disse que faria. Jesus ama-nos, e, se Lhe entregarmos o cuidado das nossas almas, Ele não desapontará as nossas esperanças. Ele está à espera de ser bondoso para com aqueles que sentem que são fracos e indignos. Ele gosta de abençoá-los, pois eles apreciarão as Suas bênçãos. Mas Ele não impõe a Sua presença, não força a vontade nem obriga à obediência.

(Ellen G. White, Signs of the Times, 5 de março de 1885)