Reavivamento com união, testemunho e altruísmo


"E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha." (Atos 4:32-35)

Esse foi um tempo em que a igreja de Cristo esteve avivada. Um belo exemplo do cristianismo puro, simples e prático. União, testemunho e altruísmo.

Estavam todos unidos, a despeito dos pecados dos outros (aliás, todos eram/são pecadores) e inclusive isso os ajudava a abandonarem o pecado, tamanha era a boa influência que os outros tinham. Eram tão unidos que "era um o coração e a alma da multidão dos que criam". Unidos como um só.

Além da união, uma característica peculiar deste povo, era o altruísmo: entre eles não havia necessitado algum. Sabe por quê? Porque todos os que possuíam bens, casas, vendiam-nos para que fossem distribuídos entre os demais. Isso não é incrível? Existe melhor forma de testemunho, característica também marcante na igreja primitiva?

Aí toca numa parte sensível do ser humano. As suas "tão suadas" posses. Sobre o professo povo de Deus recai um egoísmo jamais antes visto. Para disfarçá-lo, empregam seus bens em "ofertas" quando sabem que vão ser beneficiados com elas. Isso mesmo. Quer seja com o reconhecimento de que é um bom "doador" à "causa de Deus", quer seja com o conforto que suas ofertas trarão a si mesmos dentro do templo no qual elas são "investidas".

Tal atitude não passa de um egoísmo disfarçado, pois a igreja de Cristo, a igreja primitiva, não se destacava por templos luxuosos e confortáveis, mas pelo amor ao próximo, ao ponto de seus membros venderem o que tem para darem aos que não têm.
No entanto, nos dias de hoje, busca-se o reavivamento espiritual por meio de programações ou cultos, enquanto que pessoas bem próximas ao seu redor, padecem sem abrigo, comida ou roupa, inclusive para frequentarem a igreja. Como então investir tanto tempo e recursos dentro da igreja, se a maioria das pessoas nem a ela visitarão? Isso não parece ser percebido ou então é ignorado. Quão distante o professo povo de Deus está se colocando do reavivamento buscado dentro dos templos, enquanto que este aconteceria se o povo gastasse mais tempo e recursos fora deles, envolvidos com o próximo, partilhando o que tem, unidos pela palavra e pelo amor para com os seus semelhantes, testemunhando de Cristo, assim como é descrito em Atos dos Apóstolos.

Percebe que contraste? Imenso! É duro, porém uma grande verdade.

E por que será que poucos ou quase ninguém percebe isso? Vou deixar que o livro das revelações, o Apocalipse, lhe mostre as características que teria o professo povo de Deus nos dias de hoje:
"Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." (Apocalipse 3:17)

Cegueira espiritual. É a condição que acompanha atualmente o professo povo de Deus. Não tem nem o que discutir sobre isso. É a pura realidade encontrada na maioria das ações praticadas por estes. Só me resta exibir o conselho do próprio Cristo, na continuação dessa revelação:

"Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas." (Apocalipse 3:18)

Para sermos reavivados precisamos enxergar nossa pobre condição espiritual, com o colírio oferecido por Cristo à sua igreja, e procurar a mudança, baseada nos escritos inspirados, e no belo exemplo da igreja primitiva que foi avivada pelo Espírito Santo: União, testemunho e altruísmo. Essas três características estão intimamente ligadas com o Reavivamento. São a reforma que produz o reavivamento que gera mais reforma. Estão tão ligadas que não se sabe onde começa um e onde termina o outro. Por estarem reavivados os cristãos da igreja primitiva tiveram uma reforma em suas atitude. Por reformarem suas atitudes, eles continuaram reavivados! Pense nisso e viva isso!

(Henderson Rogers)