O templo de Deus na terra


A Igreja na Terra [ver significado de Igreja no fim do texto] é o Templo de Deus, e deve assumir perante o mundo proporções divinas. Este edifício deve ser a luz do mundo. Deve compor-se de pedras vivas, estreitamente justapostas, pedra adaptada a pedra, fazendo um edifício sólido. Nem todas essas pedras são de formato ou dimensões iguais. Algumas são grandes, outras pequenas, mas cada uma tem o seu lugar a preencher. Em todo o edifício não deve haver uma só pedra malformada. Cada uma é perfeita. E cada pedra é uma pedra viva, pedra que emite luz. O valor das pedras é determinado pela luz que refletem para o mundo.

Agora é o tempo de serem as pedras tiradas da pedreira do mundo e levadas para a oficina de Deus, para serem talhadas, ajustadas e polidas, para que possam brilhar. Este é o plano de Deus, e Ele deseja que todos os que professam crer na verdade, preencham o seu respetivo lugar na grande, grandiosa obra para este tempo. Ele deseja que cada obreiro se destaque tal como Daniel, tendo cada aspeto do seu caráter sob ministração divina, para que, dia-a-dia, possa ser preparado para ocupar o seu lugar no Templo de Deus.

É desígnio de Deus que a Sua Igreja avance sempre em pureza e conhecimento, de luz em luz, de glória em glória. Aquele que é o primeiro e o último pergunta: “A que assemelharemos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?” (Mar. 4:30). Ele não poderia usar nenhum dos reinos deste mundo como termo de comparação. Na sociedade, não encontrou nada com que o comparar. Os reinos terrenos governam pela ascendência do poder físico. Mas, no reino de Cristo, cada arma carnal, cada instrumento de coerção deve ser abolido. Este reino deveria ser estabelecido para exaltar e enobrecer a Humanidade caída. Cristo faz da Sua Igreja um belo Templo para Deus. “Onde estiverem dois ou três reunidos, em Meu nome”, declarou Ele, “aí estou Eu no meio deles” (Mat. 20:18). A Sua Igreja é a corte da vida santa, cheia de variados dons, e dotada do Espírito Santo. São designados pelo Céu deveres apropriados para a Igreja na Terra, e os membros devem encontrar a sua felicidade na felicidade daqueles a quem ajudam e abençoam. (Ellen G. White, Review and Herald, 4 de dezembro de 1900)

O Templo sagrado do corpo deve conservar-se puro e incontaminado, para que o Espírito de Deus possa habitar nele. Devemos guardar fielmente a propriedade do Senhor, pois qualquer abuso das nossas forças encurta o tempo em que a nossa vida poderia ser usada para glória de Deus. Tenham em mente que devemos consagrar tudo a Deus; mente e corpo e espírito. Tudo é a Sua possessão adquirida e deve ser usado inteligentemente, a fim de podermos preservar o talento da vida. Usando devidamente e ao máximo as nossas forças no serviço mais útil, conservando cada órgão com saúde, preservando cada órgão, para que a mente, os nervos e os músculos trabalhem harmoniosamente, poderemos prestar o mais precioso serviço para Deus.

Quando fazemos tudo o que podemos da nossa parte para termos saúde, então podemos esperar que venham os resultados benéficos, e podemos pedir a Deus que abençoe os nossos esforços para a preservação da saúde. (Ellen G. White, Minha Consagração Hoje - Meditações Matinais, 1989/1953, p. 134)

O homem é a obra das mãos de Deus, a Sua obra-prima, criada para um elevado e santo desígnio; e Deus deseja escrever a Sua Lei em cada parte do Tabernáculo humano. Cada nervo e músculo, cada dote mental e físico, devem ser conservados puros. (Ellen G. White, Temperança, p. 142)

[HR] Vale ressaltar que o termo "Igreja", tanto na Bíblia, quanto nos escritos de Ellen White, refere-se às pessoas, não a algum templo físico, visto até que o templo do santuário terrestre, com seus ministérios específicos já nem existe mais, mas refere-se às pessoas, aos cristãos. Do grego ekklesia, igreja significa "chamados" ou "ajuntamento".
Assim, o templo de Deus na terra não é um edifício, nem mesmo uma denominação, mas é todo aquele que se submete à vontade do Seu Criador e empenha-se em desenvolver Sua Obra para esse tempo. 
Dado o contexto, fica fácil entender os escritos inspirados. Então, seja você a igreja de Deus aqui na terra!