Pastores segundo o coração de Deus


"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência." (Jeremias 3:15)



Não tenho dúvidas de que Deus escolhe pastores para guiar o Seu povo, sendo líderes que permitem ser guiados pelo único e bom Pastor (João 10:11). Mas tenho muitas dúvidas sobre os intitulados "pastores", constituídos pelas instituições religiosas, quanto a eles serem escolhidos segundo o coração de Deus.

Aliás, muitas das mensagens de Deus por meio de Jeremias é sobre o perigo desses intitulados pastores. Veja uma delas: "Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar" (Jeremias 50:6). 

Ou seja: os pastores (e por que não pastoras?) são escolhidos por Deus para guiarem o Seu povo e, por mais que sejam pecadores, apascentam com sabedoria e inteligência conduzindo o povo ao real Pastor. Em contrapartida, há professos pastores, não escolhidos por Deus, que conduzem o povo ao erro! Sendo assim, nem todo que se diz pastor, ou é nomeado por alguma instituição religiosa de tal modo, é de fato um pastor nomeado por Deus.

Pastor não é uma profissão, é uma vocação divina. E como tal, obviamente, é Deus quem escolhe e não uma instituição religiosa. 

Como então perceber quem é e quem não é? Pelos seus frutos (Mateus 7:20)! Eis algumas pouquíssimas características que rapidamente se pode encontrar de um(a) pastor(a)

  • Um pastor por vocação é cada vez mais parecido com o Bom Pastor, Cristo. Ele busca constantemente ao Senhor e conduz suas ovelhas à Ele (Jeremias 25:35).
  • Ele conhece Suas ovelhas (João 10:14).
  • Convive com elas (não apenas em eventos religiosos).
  • Visita suas ovelhas. Não algumas. Não são as mais privilegiadas. São todas as suas ovelhas (Jeremias 23:2).
  • Ele sacrifica-se por elas, indo atrás delas, por mais que elas tenham escolhido sair de seu aprisco (Mateus 18:12).
  • Dá a vida por elas (João 10:11).
Tendo isso em mente, diga-se de passagem, tem sido cada vez mais raro encontrar um pastor.

Por fim, é importante mencionar que apesar de ter se tornado um termo comum, e até vulgar, pelos terríveis exemplos em diversas denominações religiosas existentes, ainda assim, Deus escolhe pastores para guiar o Seu povo. Não são títulos. São pessoas de ações exemplares, como as descritas acima.

Fique de olho. Esteja atento ao Bom Pastor e não se deixe enganar por qualquer um.

(Henderson Rogers)