Não há Vagas

 


A história você já conhece. Ela marca o início do cristianismo. E a cada período natalino é encenada em igrejas, escolas e filmes. 

Deus, de modo sobrenatural, utiliza-se de um ser humano, a virgem Maria, para enviar seu filho ao mundo, com um propósito fenomenal: resgatar todos os que se achavam/acham perdidos (João 3:16). Até aqueles que nem sabiam/sabem dessa situação. A profecia (Isaías 6:9), predita séculos antes, encontra o seu cumprimento. Maria engravida. Um anjo a visita para confirmar a fonte de onde tinha vindo essa benção. O casal logo precisou partir para a cidade pois era época do recenseamento.

Mas onde ficariam? Naquela época, Belém estava lotada. As casas e hospedarias estavam cheias, mal havia lugar para os familiares quanto mais para um casal desconhecido, com um bebê por vir! Não havia lugar. Isso não podia acontecer! O filho único de Maria estava para nascer. O Filho Unigênito de Deus estava para ser concebido em forma humana. A salvação da humanidade estava para raiar. Mas não havia vagas!

Até que alguém, por bondade ou por inspiração, abriu-lhes a porta de um lugar inesperado para que ali eles se hospedassem. O Rei dos reis, Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz, não teria outro lugar a não ser um estábulo, rodeado de animais. Isso mesmo! O berço dAquele que foi coparticipante da criação da humanidade, não foi outro a não ser uma manjedoura - um tabuleiro onde os animais se alimentavam. Aquele que foi-nos preparar um lugar na casa do Pai (João 14:1-3) não encontrou um lugar entre os seus, no máximo, o pior dos lugares. Aliás, Ele “veio para o que era seu, mas os seus não o receberam” (João 1:11). Não pode ser! Mas foi exatamente assim!

Uma cena comovente e ao mesmo tempo revoltante, não? Como poderiam não ter um lugar para Jesus? Como poderia não ter havido vagas? Mas será que mais de 2 mil anos depois, aquele que foi um menino indefeso, já tem lugar entre os seus? Nessa época em que o mundo comemora o Natal, que tipo de Natal tem sido comemorado? O natal unicamente dos “amigos ocultos/secretos”, o natal dos “comes e bebes”; o natal da festa e da farra, dos presentes sendo distribuídos na espera de receberem outros de igual forma; o natal dos pinheirinhos enfeitados, do papai Noel... 

Mas e o verdadeiro sentido do Natal, em que lugar está? Onde está o amor abnegado ao próximo, a distribuição de presentes aos necessitados sem esperar nada em troca, onde está a reflexão no ato de Jesus ter vindo viver e morrer entre nós, visto que esse é o motivo do Natal? Onde estão os festejos por causa disso? 

De fato, o tempo passou, mas não muito mudou. Ainda não há lugar para Jesus, ou no máximo, há apenas o pior dos lugares.

Não permita mais um ano acabar e no seu coração Jesus não achar um lugar. Nem permita que a Ele seja dado o pior dos lugares, uma posição secundária, uma manjedoura dos dias atuais. 

Pelo contrário, permita que Ele nasça em seu coração, o melhor lugar, hoje, amanhã e sempre, e dessa forma sua vida será transformada e verdadeiramente será Natal! 

Em seu coração, há vagas para Cristo?

Pensando nisso, desejo a você e aos seus, um maravilhoso, abençoado e #FelizNatal #NaContramão!

(Henderson Rogers)