Ateus estão apelando

[Neste post me utilizo de conhecimentos obtidos na disciplina de Português para Comunicação II, com o professor Miguel Oliveira Júnior, a saber, Ironia e Paródia, pelo menos.]


É interessante (para não dizer irônico) como certos ateus militantes, fundamentalistas, criticam a distribuição de folhetos cristãos mas investem milhares de dólares para espalhar mensagens como a da imagem acima colocada em um outdoor pela American Atheists. Veja a matéria aqui.
Isso aconteceu em New Jersey, na entrada do Lincoln Tunnel, que liga o estado à cidade de Nova York, onde foi colocado um outdoor com a imagem de um presépio que diz: “Você sabe que é um mito. Nesse fim de ano, celebre a razão”.
Isso mesmo: “celebre a razão” ofendendo e desrespeitando aqueles que creem. Que razão irracional é essa? Aliás, não é a primeira vez que isso acontece, como pode ser visto aqui no blog no post “Ateus Missionários!?
Estes ateus militantes criticam a educação religiosa das crianças (baseada no livro dos Provérbios 22:6) mas criam acampamentos para doutrinar crianças no ateísmo (baseados em...?).
Veja o típico exemplo da doutrinação infantil no vídeo abaixo, antes de continuarmos o post:








IRONIA: Sobre celebrar a razão, lembro-me, na História, quando em 1793, na França, “celebrou-se a razão” matando milhares de pessoas só porque criam na Bíblia, instituindo uma prostituta como a deusa da razão, marcando o início da Revolução Francesa. O que será que aprontarão agora além de ofender e desrespeitar?

IRONIA: Sobre o estilo contraditório das críticas à religião não há nem o que comentar. Só que contradição gera descrença. Ops... descrença nas afirmações e ações dos ateus (descrentes) fundamentalistas!?! Pois é... no mínimo, irônico.

Bem, como resposta A Liga Católica contra-atacou, colocando seu próprio cartaz no outro lado do tunel. O texto diz: "Você sabe que é real. Neste ano, celebre Jesus."

Semelhantemente, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) iniciou uma campanha para divulgar mensagens incentivando a descrença em Deus através de imagens como as dispostas abaixo para serem fixadas em ônibus de alguns estados no Brasil, a exemplo do que fizeram no Reino Unido.

Como se não fosse desrespeitoso o suficiente, ainda colocaram uma foto de Hitler como sendo crente! Tenho uma leve impressão de que se ele estivesse vivo ele não gostaria disso.
De acordo com a Folha de São Paulo, “metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo”, só falta dizer, para completar a ironia, que essa outra metade foi de um ateu crente (ou seria um crente ateu?).

IRONIA: A ironia agora é sobre a crítica destes ateus aos fiéis que doam ofertas às igrejas para a pregação do evangelho. Como seriam classificados os doadores para essa instituição ATEA? Logicamente, fiéis ofertantes! Por que não? Só falta agora construírem uma igreja ateísta!

Aparentemente a ATEA não obteve êxito em sua campanha anti-cristã. Em contrapartida, veja a paródia abaixo:

Me utilizando das sábias palavras do jornalista Michelson Borges percebo a necessidade de “apresentar a fé racional mantida por muitos dos cristãos que, à semelhança dos pais da ciência – como Newton, Galileu e Copérnico –, se valem de duas importantes lentes para compreender a realidade: a teologia e o método científico.”

Se pelo menos estes ateus militantes conhecessem ao Deus a quem eles combatem, pelo menos o fariam com decência e respeito! Ops, mais uma ironia, pois eles jamais combateriam, não promoveriam o desrespeito (o não amor ao próximo), e, baseando-se na paródia acima, não promoveriam guerras ou genocídio, e muito menos seriam ateus militantes!

Fontes: