Um Dia Especial - Parte 1

No 2º período da faculdade minha turma e eu organizamos um grande evento na área de comunicação, como item que constaria em nossa avaliação final, em determinada disciplina. O evento foi um sucesso, a equipe foi muito unida e esforçada, mas essa não é a questão que quero abordar. O evento seria realizado em duas noites, sendo que uma seria na quinta-feira e a outra, o encerramento do evento, na sexta-feira. Fui escolhido para ser o cerimonial, aquele que dava as boas-vindas, que apresentava os palestrantes, que interagia com o público e confesso que fique muito feliz, mas mais nervoso do que feliz...rs
A questão é que na sexta-feira à noite, como sabatista que eu sou, eu não poderia participar do evento e isso eu apresentei à turma que certamente ficou muito curiosa, mas foram compreensivos. Na sexta-feira, que me dispus até às 17hs para ajudar nos preparativos para o encerramento do evento, uma colega me perguntou por que eu não participaria do evento e, resumidamente, a expliquei que era porque Deus separou um dia para descansarmos, deixarmos as coisas corriqueiras e seculares e nos dedicarmos a um contato maior com o Criador e com nossos semelhantes. Isso causou curiosidade a alguns outros colegas...
Neste post apresento explicações através da Bíblia do princípio bíblico sobre o dia de descanso, o sétimo dia, o sábado e minha atitude para com isso. Provavelmente, isso deixará alguns mais curiosos ainda, outros poderão não concordar, porém quero deixar bem claro o seguinte: Como cristão, creio que a Bíblia é a Palavra de Deus e contém características de seu caráter e sua vontade e me coloco, em resposta ao amor que Ele tem por mim, a obedecê-Lo, em atitude de reconhecimento e respeito. Isso faço baseado na Bíblia, não nos ensinos de igrejas, de líderes religiosos, ou tradição de minha família, mas nos ensinos desse Deus deixados nesse livro tão importante. Repito, todas as razões pelas quais sou um “observador do sábado”, ou um “guardador do sábado”, ou um “sabatista” – como queiram chamar – são baseadas na Bíblia, a Palavra de Deus, fonte de toda a orientação que guia os cristãos, e para todos os povos (para o bem deles mesmos) ou que pelo menos deveria ser.
• O mundo foi criado em seis dias e o sétimo dia, o sábado, foi separado para não ser um dia comum, foi santificado, abençoado e usado como descanso (Genesis 2:1-3). Isso já mostra que o sábado foi concedido ao homem 2300 anos, aproximadamente, antes da existência dos judeus ou de qualquer outra nacionalidade, como memória para toda a humanidade. Assim não é válido o argumento de que o sábado foi dado aos judeus apenas, pois foi dado a todo o homem, em geral (Marcos 2:27,28).
• Em Êxodo 20:1-17 é apresentada a lei de Deus, através dos “Dez Mandamentos” ou “Decálogo” conhecidos por muitos, muitas vezes, parcialmente. O quarto mandamento (Exodo 20:8-11) é dado para não nos esquecermos do sábado como um dia reservado, por isso inicia-se “Lembra-te”, e o seu desenrolar, revela-nos que guardar o sábado é uma forma de adoração e reconhecimento ao Deus Criador (“porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou”).
• Jesus foi um fiel observador do sábado. Lucas 4:16 mostra que ele ia para a igreja, e não realizar tarefas seculares, corriqueiras, no sábado.
• Paulo, o apóstolo, também guardava o sábado. Atos 13:42-44 e Atos 16:13 mostram o seu costume aos sábados: encontrar-se com judeus, e não-judeus para adorar aos sábados.
• Apocalipse 1:10 mostra que o Senhor tinha um dia especial, e esse livro foi escrito no fim do primeiro século. Essa passagem não deixa claro qual era o dia, mas Mateus 12:8; Marcos 2:27,28; Lucas 6:5 dizem que era o sábado.
• Lucas 23:54-56 e Lucas 24:1 apresentam três dias sucessivos e como eles são identificados: a sexta-feira, o dia em que Cristo morreu, que é o dia da preparação (preparação para o sábado); o sábado, o dia em que Jesus repousou na sepultura; e o domingo, o primeiro dia (sendo assim, o sábado é o sétimo) o dia em que Jesus ressucitou.
• De acordo com Isaías 66:22,23 até no Céu guardaremos o sábado, a cada semana.
• Hebreus 13:8 mostra que Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente, sendo assim ele não muda seus planos, sua Lei, seu dia.

Algumas questões poderão surgir através dessas informações. Tentarei esclarecer algumas delas agora, porém você pode me perguntar que de acordo com a Bíblia, terei o prazer de responder.
• Levítico 23:32 menciona que o sábado deve ser celebrado de uma tarde a outra tarde, do por do sol de sexta-feira até o por do sol de sábado. Aliás, na Bíblia, o termo tarde refere-se à parte escura do dia e o termo manhã, à parte clara. A criação (Genesis 1 e 2, especificamente Genesis 1:5) nos deixa essa questão mais esclarecida. É-nos dito que houve “tarde e manhã” em cada dia. Lembrando que iniciava o dia na tarde (parte escura do dia) e finalizava na manhã (parte clara do dia). Isso pode ser confirmado em, pelo menos, Marcos 1:35 que diz: “E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol...”
• De acordo com Êxodo 2:8-11, Isaías 58:13,14,Neemias 1315-22, Mateus 1211-13, Marcos 223-28, o sábado não é um dia para trabalhos seculares, comprar, vender, ou praticar outras atividades comuns e triviais. Não é um dia para o nosso próprio deleite (divertimento, desportos, jogos seculares, etc.). Mas é dia de praticar o bem, prover as necessidades dos outros, deleitar-se no Senhor.
• Tiago 2:10 mostra-nos, apresentando até um exemplo no verso 11, que mesmo que eu guarde, ou obedeça 9 dos 10 mandamentos, serei culpado de todos eles, ou seja, se eu obedecer em tudo, mas não guardar ou observar o sábado, como dia de descanso, nada adiantará, pois serei culpado, estarei errando ou pecando do mesmo jeito (pecado é a desobediência à lei de acordo com I João 3:4).
• Sabendo que a vontade do Senhor é que separemos o sétimo dia, o sábado, como um dia diferente, para Sua adoração, é importante saber que não é qualquer dia que deve ser tomado como o sétimo, ou como um dia separado. O único dia em que Deus abençoou, descansou e santificou foi o sábado, não qualquer um, por qualquer outro motivo. Ele nunca anunciou na Bíblia a mudança do dia de descanso, quer pela ressurreição de Jesus, ou pela Sua morte. Porém, a Bíblia nos apresenta (Daniel 7:25) que alguém, um poder humano, tentaria mudar a lei, lançando a verdade por terra (Daniel 8:12). Seja quem for, um político, um líder religioso, um membro de nossa família, não passa de alguém tentando alterar a lei de Deus, sendo assim, movido pelo mal. A questão fundamental é saber a quem vamos obedecer: A Deus ou ao homem (Romanos 6:16). Antes importa obedecer a Deus, do que ao homem. Todas as celebrações feitas no dia anterior ou no dia posterior ao dia do meu aniversário não os fazem o dia do meu aniversário. Da mesma forma qualquer outro dia não pode substituir o sábado. O sábado é o aniversário do mundo, o sétimo dia da semana, memorial do nosso amorável Criador, e ponto.
• Para encerrar não guardo os mandamentos de Deus para ser salvo. A salvação é gratuita para todo aquele que crê em Deus, por meio de Sua graça. Mas obedeço a Deus porque o amo. Aliás, o próprio Jesus declarou “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). A obediência aos mandamentos de Deus, aos ensinos de Cristo, é uma prova prática do amor que temos por Ele. Vale ler também João 14:21 e João 15:10.

Caso você tenha percebido, por meio de tantos textos da Bíblia, a importância da guarda do sábado, peça ajuda a Deus, ore mostrando a sua vontade quanto a isso, e certamente Ele o guiará e o ajudará. Tentei por tópicos expor algumas explicações bíblicas com relação à grandiosidade da guarda do sábado. Caso você tenha ainda alguma dúvida, não deixe de entrar em contato comigo, que ficarei feliz em ajudar.