Falhas na Comunicação

Com certeza você já deve ter vivido uma experiência em que houve falha na comunicação! Quando criança, costumava brincar de “telefone sem fio”. Nessa brincadeira, a mensagem é transmitida de uma pessoa para outra, e quando chega ao final, geralmente já está distorcida.



Às vezes vamos ao restaurante, pedimos algo, e o pedido vem errado. É comum que conversas na internet sofram falhas também. Aquilo que lemos não é, necessariamente, o que a outra pessoa escreveu, já que o tom que damos à leitura nem sempre é o tom que a pessoa usou ao escrever.
Infelizmente, a nossa comunicação com Deus não está livre dessas falhas. Não que Deus tenha dificuldade de compreender o que realmente estamos dizendo. Na verdade, nós é que não conseguimos entender, muitas vezes, o que Ele está nos falando.
Existem vários motivos para essa distorção na comunicação com Deus. Talvez o principal motivo seja o fato de que nossa mente está, muitas vezes, despreparada para ouvir a voz de Deus com clareza. O alimento que fornecemos para a nossa mente muitas vezes provoca ruídos nessa comunicação. Aqui, chamo de alimento tanto aquilo que comemos para nutrir nosso corpo (inclusive o cérebro) como aquilo que nossa mente absorve através dos órgãos do sentido (o que vejo, o que ouço, etc..).
Veja o que Ellen White escreveu sobre a alimentação no sábado, por exemplo: “Não devemos preparar para o sábado mais liberal provisão de alimento, nem maior variedade que nos outros dias. Em lugar disto, a comida deve ser mais simples, e menos se deve comer, a fim de a mente estar mais clara e vigorosa para compreender as coisas espirituais. Um estômago abarrotado quer dizer um cérebro pesado. As mais preciosas palavras podem ser ouvidas e não apreciadas devido à mente estar confusa por uma alimentação imprópria. Comendo demais no sábado, muita gente faz mais do que julga para se tornar incapaz de receber o benefício de suas sagradas oportunidades.” A Ciência do Bom Viver, pág. 307.
Deus se comunica conosco através de nosso cérebro. Precisamos ter mente e cérebro saudáveis, para entendermos com clareza Sua mensagem. “Os nervos cerebrais que se comunicam com todo o organismo, são os únicos meios pelos quais o Céu se pode comunicar com o homem, e influenciar sua vida mais íntima. Seja o que for que perturbe a circulação das correntes elétricas no sistema nervoso, diminui a resistência das forças vitais, e o resultado é um amortecimento das sensibilidades da mente. Em atenção a isto, como é importante que pastores e povo que professam piedade se apresentem limpos e imaculados quanto a este vício degradante da alma!” Conselhos sobre Saúde, p. 616.
Como temos cuidado de nossa mente e de nosso cérebro? Será que temos compreendidos corretamente o que Deus nos tem falado? Hoje é o dia de ouvirmos a voz de Deus, e não endurecermos o nosso coração! Preparemos nossa mente para esta divina comunicação!