Adaptando a mensagem



Descrevendo sua maneira de trabalhar, Paulo disse: 
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei (embora eu mesmo não esteja debaixo da lei), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei (embora não esteja livre da lei de Deus, e sim sob a lei de Cristo), a fim de ganhar os que não têm a lei. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para que de alguma forma salvar alguns.” (1 Coríntios 9:19-22).
Paulo não se aproximou dos judeus de uma forma que despertasse preconceitos. Não correu o risco de torná-los seus inimigos, falando-lhes primeiramente as coisas que eles devia crer sobre Jesus de Nazaré; mas ele enfatizou as profecias e promessas do Antigo Testamento que testificam do Messias, Seu trabalho e missão. Conduziu-os passo a passo, mostrando a eles a importância de honrar a lei de Deus. Também mostrou o dever de honrar a lei cerimonial, mostrando que foi Cristo quem instituiu todo o sistema de serviço sacrifical. Depois de realçar essas coisas, demonstrando que tinha clara compreensão delas, Paulo levou seus ouvintes ao primeiro advento de Cristo e provou que no Jesus crucificado as especificações da lei cerimonial haviam sido cumpridas. Mostrou-lhes claramente com a luz da cruz do Calvário deu significado e glória à economia judaica. Aos gentios ele abordou não exaltando primeiramente a lei, mas exaltando a Cristo; então, mostrou as obrigatórias reivindicações da lei. Assim, ele variou a maneira de trabalhar, sempre moldando sua mensagem às circunstâncias sob as quais estava colocado; porém, depois de paciente e zeloso trabalho, não foram muitos os convertidos. Há alguns que não serão convencidos por qualquer método de apresentar verdades especiais parra este tempo. Entretanto, o obreiro de Deus deve estudar cuidadosamente os melhores métodos, a fim de que não suscite desnecessariamente preconceitos nem incite combatividade entre seus ouvintes.

(Ellen White - Obreiros Evangélicos, [edição de 1982], p. 299, 300)

Aos gentios, ele [Paulo] apresentou Cristo como sua única esperança de salvação, sem, a princípio, lhes falar qualquer coisa peremptória sobre a lei. Mas, depois que os corações estavam aquecidos pela apresentação de Cristo como o dom de Deus ao mundo, bem como o que abrangia a obra do Redentor e Seu custoso sacrifício para revelar o amor de Deus pelo ser humano, em mais eloquente simplicidade o apóstolo mostrou esse amor por toda a humanidade – judeus e gentios – e que eles podiam ser salvos ao entregar o coração a Cristo. Assim, depois que, comovidos e submissos, eles se entregaram ao Senhor, o apóstolo apresentou a lei de Deus como teste para a obediência deles. Esta foi sua maneira de trabalhar: adaptando métodos para conquistar pessoas. Tivesse ele sido brusco e sem habilidade no manejo da Palavra, não teria alcançado nem judeus nem gentios.

(Ellen White - The Southern Work, p. 77)